Evento preparatório para o 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde

O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) convida a todos ao primeiro evento preparatório para o 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, que será realizado em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), no dia 6 de maio, em Minas Gerais. Na ocasião, serão discutidos pelos expositores temas relativos ao financiamento de uma Saúde pública, universal e de qualidade.

O Congresso
O 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, que tem como tema principal a análise dos impactos da presente crise do capitalismo sobre as políticas de corte solidaristas, será espaço para o debate de diversas questões: será possível manter, nos países mais desenvolvidos, os sistemas universais de saúde? E no Brasil, será possível avançar com o SUS no sentido da universalidade e da igualdade? Ou a segmentação do sistema brasileiro é irreversível?

Estas e outras questões, segundo o presidente da associação, Luiz Eugenio Portela, deverão ser feitas. Ainda de acordo com Eugenio, com o congresso, espera-se não apenas analisar a conjuntura atual, mas construir uma agenda propositiva que oriente a atuação do movimento da Reforma Sanitária, em diferentes aspectos das políticas de saúde. “Incluindo os modelos de atenção, a financeirização da saúde, o controle social, as redes de atenção e a regionalização, a regulação e a regionalização, a gestão do trabalho e da educação em saúde, a inovação e o complexo industrial da saúde, entre outros”, afirmou.

Vale destacar que o Congresso deve discutir ainda, com particular atenção, a própria produção científica da área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Para a missão, estarão juntos Abrasco, Cebes e também a Associação Latino-Americana de Medicina Social (Alames) – o que aponta uma mobilização para além da Reforma Sanitária Brasileira, mas ampliada para todos os “salubristas” da América Latina comprometidos com o ideal de sistemas universais de saúde, baseados nos valores da igualdade e da solidariedade.

Serviço

Evento preparatório para o 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde
Tema: O Financiamento da uma Saúde Pública, Universal e de Qualidade
Expositores:
• Francisco Antônio Tavares Júnior – Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais;
• Elias Jorge – Diretor de Economia da Saúde do Ministério da Saúde
• Rubens Ribeiro Leite – Representante dos Usuários – Associação dos Diabéticos.

Data: 6 de Maio de 2013 – 17.30 hs
Local: Faculdade de Medicina da UFMG. Av. Alfredo Balena nº 190, Auditório do CETES, 6º andar
Realização: Núcleo Mineiro do Cebes e Liga de Saúde Coletiva da FM/UFMG
Apoio: Nescon/FM/UFMG; ESP/MG; CETES/FM/UFMG
Emissão de Certificado para quem estiver presente até às 18hs.