Frente pela Vida realiza plenária comemorativa da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde

Carlos Fidelis, presidente do Cebes, homenageou ex-presidente Chicão

Na noite dessa segunda-feira, representantes e integrantes do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Associação Rede Unida, Sociedade Brasileira de Bioética (SBBioetica) e ativistas diversos da luta pela Reforma Sanitária se uniram em uma comemoração dos 2 anos da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde. Durante o encontro, o presidente do Cebes, Carlos Fidelis, prestou uma homenagem ao ex-presidente Francisco de Assis Machado, o Chicão, morto nessa segunda, 05/08.

Veja a seguir a fala de Fidelis no encontro:

“Antes de iniciar a minha participação quero registrar a minha adesão as homenagens ao Chicão. Quero também agradecer ao nosso convidado, nosso querido Leonardo Boff.

É com grande satisfação que estamos aqui reunidos com gente que acredita e defende a vida. Uma vida digna para todos. Gente que nos renova o ânimo. Um encontro que nos energiza. Que reafirma que não estamos sós. Ao contrário somos uma força viva, criativa e potente ao lado da civilização contra a barbárie que nos ameaça.

Olhamos com grande preocupação o avanço da extrema direita no mundo. Nos preocupa a capacidade da extrema direita e do neoliberalismo em manipular  as insatisfações que eles mesmos criam com as suas políticas de concentração de renda, de desemprego, de destruição ambiental, de fome e de guerras.

Uma manipulação que dirige esses conjunto de afetos negativos como raiva, magoas, frustrações, ódios e medos para o moinho perverso e destrutivo do fascismo.

Hoje estamos aqui ao lado das trabalhadoras e trabalhadores. Estamos aqui ao lado das comunidades periféricas, ao lado dos sem terra, dos sem teto. Ao lado  dos quilombolas, dos povos das florestas e das águas.

Estamos aqui ao lado da população de Gaza que sofre com o genocídio promovido pelo governo de extrema direita de Israel. Estamos aqui ao lado da Vida.

Nossa preocupação, no entanto, não apaga a nossa esperança e a nossa fé na força de uma democracia abraçada pela população. Uma democracia plena, capaz de sustentar e ser sustentada por uma cidadania de fato. Somos testemunhas da potência criativa e combativa dos movimentos populares.

Chamamos a atenção para um aspecto que consideramos central na nossa luta: é urgente acabar com a armadilha das políticas de austeridade associadas a taxas de juros estratosféricas mantidas por um banco central que não atende aos interesses do país, mas sim de rentistas improdutivos, predatórios e parasitários do recursos socialmente produzidos. Um esquema que associado a segmentos deletérios do Congresso Nacional, busca sequestrar o governo e impedir o avanço do processo civilizatório.

Nesse momento, nossa luta também passa pela capacidade de incidir nas eleições municipais. Nessa perspectiva, o Cebes participa de várias iniciativas de mobilização social.

Consoante a essa orientação, aproveitamos a oportunidade para convidar a todas as pessoas a participar da Conferência Livre que estamos organizando para ocorrer no dia 24 de agosto de 9 as 14 horas com o tema Os direitos do trabalho, a participação social e educação em saúde: uma síntese programada para fazer avançar o SUS. Acreditamos que o debate dos direitos pode ser uma forma de articular as esferas da participação, da carreira e da educação.

É isso! Vamos a luta com alegria, criatividade e determinação”.

Carlos Fidelis, presidente do Cebes

Veja a Plenária no link ou a seguir: