Fundações de partidos de esquerda participarão juntas da Rio+20
Portal Vermelho – 28/04/2012
Uma intervenção conjunta na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio +20 pode se estabelecer entre as fundações dos partidos de esquerda – Maurício Grabois, do PCdoB, Perseu Abramo, do PT e João Mangabeira, do PSB. A ideia está sendo discutida por dirigentes das instituições, que estão se reunindo sistematicamente, em busca de uma pauta convergente.
“As fundações têm construído projetos comuns. Esta convergência é muito importante pra nós, porque se trata de organizar os setores mais à esquerda na base de sustentação do governo”, explicou Iole Ilíada, uma das diretoras da Fundação Perseu Abramo.
No último encontro, as fundações se comprometeram a escrever um documento sobre a posição de cada delas nas discussões da Rio + 20. Um dos pontos principais é o conceito de economia verde.
Uma nova reunião está marcada para o dia 22 de maio, quando os documentos produzidos serão analisados, com vistas a se construir uma pauta comum entre as fundações.
A ideia é constituir uma união entre esses partidos para fazer um debate na Rio + 20 do ponto de vista que interessa ao campo progressista, que é mostrar que o modelo de desenvolvimento do governo brasileiro é muito mais avançado do que o modelo neoliberal, que infelizmente tem ressuscitado com as medidas tomadas pelos países europeus.
“Só um projeto com distribuição de renda e diminuição das desigualdades, com justiça social permite se falar em sustentabilidade ambiental”, ressalta Iole.
Com informações do PT Nacional