Grávidas com gripe devem ser internadas
Todas as grávidas que estiverem com gripe e apresentarem febre e tosse deverão ser internadas. A recomendação foi feita ontem (28) pela Secretaria Estadual de Saúde durante reunião com representantes das principais maternidades do Rio.
Durante o encontro, médicos relataram como as gestantes têm apresentado problemas respiratórios de forma rápida e discutiram como identificar os casos que podem complicar. Os hospitais estaduais e municipais tinham ontem (28) 78 grávidas internadas com sintomas de gripe suína. Para dar conta da demanda, foram abertos 40 leitos nos hospitais do Iaserj e Albert Schweitzer.
Segundo Luiz Maurício Plotkowski, Superintendente de Unidades Próprias do Estado, também foram abertos dez leitos de terapia intensiva no Albert Schweitzer e 13 no Hospital Getúlio Vargas.
Atualmente, há três grávidas na rede estadual em UTI. O Rio já teve confirmada a morte de uma gestante e investiga o óbito de outras duas. Uma delas, Leidiane Alves dos Santos, foi enterrada ontem (28) em Niterói: – Temos grávidas que se recusam a ficar internadas.
Nos casos mais graves, fazemos busca ativa. Uma assistente social as procura em casa para tentar convencê-las – diz Luiz.
Fonte: O Globo, 29/7/09