Histórias do Cebes no 9º Congresso da Rede Unida

Dar continuidade à luta pela Reforma Sanitária, a partir da articulação de movimentos sociais, por meio de promoção de encontros, seminários, cursos, elaboração de manifestos, ou mesmo, de mobilização online. Esse tem sido o papel dos membros dos Núcleos dos Núcleos do Centro de Estudos de Saúde (Cebes), espalhados por mais de 20 cidades brasileiras, nos últimos anos. Um pouco dessa história será contada na “Oficina Formação Política em Saúde: a experiência dos Núcleos do Cebes em debate”, que acontece dentro do 9º Congresso da Rede Unida, entre os dias 18 e 21, em Porto Alegre (RS). A oficina foi uma das atividades do primeiro dia do Congresso.

A iniciativa da oficina partiu dos Núcleos do Cebes do Ceará e Pará. A intenção é não só apresentar, mas também debater a experiência dos Núcleos na formação política dos diversos atores da sociedade para atuação na luta pelo direito à saúde. Será contada ainda a história do CEBES, os caminhos e atividades dos núcleos regionais na articulação da retomada do Projeto de Reforma Sanitária.

Participaram da oficina: estudantes, trabalhadores de saúde, representantes de movimentos sociais, docentes, pesquisadores, usuários, entre outros.