Homenagem de Reinaldo Guimarães a David Capistrano
Reinaldo Guimarães faz uma homenagem a David Capistrano, que completaria 77 anos em 2025 – ano que marca os 25 anos da morte do sanitarista.
Em vídeo, Reinaldo compartilha memórias do período em que ambos eram militantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e estudantes de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele resgata momentos como a greve dos excedentes – estudantes que passaram no vestibular, mas que não foram convocados por falta de vagas na universidade. “Foi a primeira vez que vi David como líder de massa”.
O depoimento resgata a gestão no Centro Acadêmico Carlos Chagas e a prisão durante o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Ibiúna (SP). Capistrano seguiu como liderança sanitarista em São Paulo e cofundador do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes).
Reinaldo homenageou o legado de Capistrano na defesa da saúde como direito e na construção democrática da Reforma Sanitária.
Reinaldo é médico sanitarista, com mestrado em Saúde Coletiva (UERJ) e Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e ex-vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).
