I Plenária do Movimento Saúde+10

Aconteceu, na última quarta-feira (5), no Hemocentro de Brasília, a I Plenária do Movimento Nacional em defesa da Saúde Pública, o Saúde+10, que contou com a presença e participação ativa do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes).

A mesa, composta por Ronald Ferreira (Fenafar), André Luiz Oliveira (CNBB/CNS) e Jurandi Frutuoso (Conass), definiu, junto a representantes de diversas entidades e da sociedade civil, questões fundamentais para o andamento da campanha que visa colher 1,5 milhões de assinaturas pela aprovação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegura aumento dos recursos oferecidos para a saúde Pública brasileira.

Na ocasião, três pontos básicos foram definidos. O primeiro diz respeito à identidade visual e política do movimento, que foi reafirmada e aprovada como sendo a que já circula pela mídia e pelos sites de diversos segmentos da sociedade, não havendo espaços para mudanças.

Também foram anunciadas, na plenária, as datas de contagem das assinaturas até aqui coletadas. “infelizmente, em atitudes irresponsáveis, estão anunciando alguns números irreais do ponto de vista do que temos, sem uma base na realidade. Hoje reafirmamos um cronograma para apresentar pra sociedade dados mais concretos”, afirmou Ronald Ferreira.

contagem

 

 

 

Outro encaminhamento tem a ver com a necessidade de esforço dos diversos movimentos envolvidos em articular entidades e militâncias para irem às ruas no dia das eleições, ocasião em que os eleitores estarão munidos de seus títulos eleitorais, em uma grande ação de coleta de assinaturas.

Além desta, foram definidas outras importantes estratégias de divulgação do movimento, assumidas pelas diversas entidades, que, até o dia 7 de abril de 2013, deverão ter alcançado as mais de 1,5 milhões rubricas.

“Defendemos que o movimento persiga o que nos juntou aqui: a coleta de assinatura sob o texto que negociamos e que está na rua. Temos que fortalecer nossa unidade e temos que ser objetivos e pragmáticos sobre como construiremos os próximos passos. Nos já temos o ponto de convergência que nos uniu e nos trouxe até aqui”, colocou a presidenta do Cebes, Ana Costa.

bandeira-brasil-saude3