II Seminário do Observatório Iberoamericano de Políticas e Sistemas de Saúde
No evento, foram lançadas duas publicações.
O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) realizou nos dias 09 e 10 de julho, em Brasília (DF), o II Seminário do Observatório Iberoamericano de Políticas e Sistemas de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, a Federación de Asociaciones para la Defensa de la Sanidad Pública de España (FADSP), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Núcleo de Estudos de Saúde Pública da Universidade de Brasília (NESP/UnB), o Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (CEBES) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), entre outros. O Seminário compôs a programação de atividades do XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
no dia 09, foram lançadas duas publicações: o livro documentos del primer seminario del observatorio de politicas de salud en iberoamerica. edita: fundacion 01 de mayo. madrid 2011 e a Revista Sistemas De Saúde Iberoamericanos Numa Perspectiva Comparada, Ciência & Saúde Coletiva – volume 16 número – 6 junho de 2011. Esta última editada por Eleanor Conill, José-Manuel freire e Ligia Giovanella, ex-diretora do Cebes.
Destinado a representantes das instituições apoiadoras e promotoras, gestores, pesquisadores, técnicos e demais interessados, o evento teve como objetivo promover a troca de experiências de Observatórios de Saúde já em funcionamento, buscando, com isso, contribuir para a implementação do Observatório Iberoamericano; conhecer experiências sobre o trabalho médico na Atenção Primária à Saúde (APS), bem como aspectos relacionados ao vínculo, atuação multiprofissional, continuidade no cuidado e regulação do acesso aos demais níveis de atenção; e apresentar e discutir o documento-base sobre o Marco Referencial de Análise, visando qualificar a comparabilidade entre sistemas e serviços de saúde.