Lato sensu ENSP: inscrições abertas para diversos cursos

Informe ENSP

Com o objetivo de aprofundar conhecimentos e habilidades técnicas em setores específicos do saber, a ENSP está com inscrições abertas para cinco cursos de especialização e dois de atualização em sua grade. Os cursos, que atraem estudantes brasileiros, latino-americanos e dos Países Africanos de Língua Portuguesa (Palops), integram o programa de formação baseado em competências. O programa é percebido como fundamental para o aprimoramento do SUS e o fortalecimento das ações e serviços de saúde nas esferas local, nacional e, cada vez mais, global. Todas as inscrições devem ser feitas por meio da Plataforma Siga.

Cursos de Especialização

Direito e Saúde

Estão abertas, até o dia 9 de janeiro de 2014, as inscrições para a especialização em Direito e Saúde da ENSP/Fiocruz. O objetivo é promover a construção do conhecimento no campo do direito e saúde, desenvolvendo competências gerais e específicas por meio da compreensão dos conteúdos programáticos. Além disso, busca desenvolver o processo de educação, formação e aperfeiçoamento dos profissionais das ciências da saúde e ciências jurídicas, visando criar no aluno uma compreensão geral sobre a área do direito e saúde.

O curso, sob a coordenação das pesquisadoras Maria Helena Barros de Oliveira e Marise Freitas Alves, é destinado a 35 profissionais da área de saúde e direito, vinculados aos órgãos públicos e privados, relacionados às áreas do direito e da saúde. Com carga horária total de 500 horas, a especialização será ministrada às segundas e terças-feiras, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas; às quartas-feiras, das 9 às 12 horas, a cada 15 dias.

Confira aqui o edital completo e faça sua inscrição.

Vigilância Sanitária

A especialização em Vigilância Sanitária tem por objetivo é formar especialistas capazes de identificar, analisar e intervir nos problemas que se apresentam no campo da vigilância sanitária, considerando o contexto da saúde pública e a necessidade de transformação das práticas para o alcance de maior efetividade das ações. Ao todo, 35 vagas estão sendo oferecidas e o público alvo são profissionais graduados, inseridos ou não nos serviços de vigilância sanitária. As inscrições terminam em 27 de janeiro de 2014.

O modelo pedagógico do curso é baseado em competências. As estratégias pedagógicas compreendem aulas expositivas interativas, seminários, trabalhos em grupo, estudos de caso, fichamentos de textos e artigos, discussões de filmes, vídeos e desenvolvimento de atividades práticas. Com esta formação, busca-se possibilitar o acesso ao conhecimento atualizado sobre os conteúdos abordados, com uma integração entre teoria e prática.

O curso está estruturado em quatro unidades de aprendizagem construídas com base em competências. Três delas estão organizadas em temas e uma será transversal ao curso. O curso, com carga horária total de 480 horas, será ministrado durante 24 h semanais, 15 semanas, ao longo de 8 meses, às 2ª, 3ª e 4ª feiras. A previsão é que o curso tenha início em 31 de março de 2014.

Os interessados deverão preencher o formulário eletrônico de inscrição disponível nesta Plataforma SIGA, que deve ser impresso e encaminhado, via correios, para a Secretaria Acadêmica da ENSP. Confira aqui o edital do curso e faça sua inscrição.

Saúde Pública

O curso mais tradicional da ENSP – especialização em Saúde Pública – está com inscrições abertas até 3 de fevereiro de 2014. Há 30 vagas disponíveis e seu objetivo é introduzir o aluno no campo da saúde coletiva e gerar competências gerais e específicas para a sua atuação como sanitarista. Além disso, a especialização visa apresentar e refletir conceitos estruturantes correspondentes às subáreas constitutivas da saúde pública e capacitar o aluno para a identificação de problemas prioritários na área da saúde, buscando soluções criativas. A formação é voltada para profissionais graduados ligados à área da saúde ou afins.

O curso, que está na grade curricular da Escola há 58 anos, tem carga horária total de 690 horas e será ministrado as segundas e terças-feiras, em horário integral. Para participar do processo seletivo, os interessados devem preencher o formulário eletrônico de inscrição disponível nesta Plataforma SIGA, o qual deverá ser impresso, assinado e entregue no Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP ou encaminhado, via correios, juntamente com a documentação exigida no edital.

Acesse aqui o edital e faça sua inscrição.

Saúde do trabalhador e Ecologia Humana

Estão abertas, até 9 de janeiro de 2014, as inscrições para a especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Seu objetivo é oferecer capacitação para o planejamento, a organização e a avaliação das ações na perspectiva de integrar teoria e prática através da discussão, da reflexão e da pesquisa para o enfrentamento dos problemas de Saúde / Trabalho / Ambiente. Ao todo, são oferecidas 20 vagas e o público alvo são profissionais de nível superior completo, que prioritariamente desenvolvam atividades em Saúde do Trabalhador ou pretendam desenvolver atividades nesta área, principalmente no âmbito do Sistema Único de Saúde ou ainda em outras instituições como organizações prestadoras de serviço, ensino e pesquisa.

O modelo pedagógico adotado no curso baseia-se na interpretação crítica e reflexiva da sociedade, sustentada no estímulo à construção do conhecimento a partir da problematização da realidade e do debate coletivo. A partir de uma organização dinâmica do conhecimento e do currículo, pretende-se uma estreita relação entre teoria e prática estimuladas através de trabalhos em grupos, do compartilhamento de experiências e da realização de seminários.

O curso, com carga horária total de 440 horas, será ministrado toda primeira semana do mês, de segunda a sexta, de 8 às 17h. O período de realização vai de 07/04 a 12/12/2014.

Confira aqui o edital do curso e faça sua inscrição.

Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social

Até 11 de janeiro, estão abertas as inscrições para a especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social. O curso, coordenado pela pesquisadora da ENSP Maria de Fátima Lobato Tavares, pretende formar profissionais da área da saúde, da educação e afins que façam interface com o setor saúde, membros de organizações comunitárias, gestores do SUS e das diferentes esferas do governo para desenvolver práticas de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social.

No curso serão desenvolvidas as quatro áreas de competência: Cuidado a Saúde, Desenvolvimento Social, Gestão Participativa do Processo de Trabalho, Educação, combinadas com ênfases distintas e oferecidas nas três Unidades de Aprendizagem acima citadas. Após serem cursadas em sua integralidade e cumpridas as exigências de avaliação conferem o título de Especialista em Promoção da Saúde. O desenho metodológico proposto explora o conjunto de atributos a serem desenvolvidos por meio de distintas estratégias pedagógicas:

1. Processamento de situações-problema estruturados;
2. Processamento de relatos de prática;
3. Atividades desenvolvidas em pequenos grupos – sistema de apoio docente – professor -tutor presencial;
4. Caixa de ferramentas constituída por estratégias de aprendizagens (aulas, oficinas, visitas a experiências consolidadas) oferecidas por outras áreas ou subáreas dos demais programas da ENSP e de outras instituições de formação, acervo das bibliotecas e videoteca, mídias impressa, CD e Internet.

Acesse aqui o edital e faça a inscrição.

Cursos de Atualização

Fundamentos da Experiência Psicanalítica

Estão abertas, até 15 de janeiro de 2014, as inscrições para o curso de atualização Fundamentos da Experiência Psicanalítica, coordenado pela pesquisadora da ENSP Clarice Gatto, do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh). O objetivo dessa atualização é contribuir para uma perspectiva crítica entre a teoria e a prática, dilema muito frequente atribuído aos percalços do trabalho em ambulatório. Além disso, o curso pretende propiciar aos participantes a reflexão sobre os conceitos fundamentais na abordagem do trabalho da psicanálise e fornecer referências teóricas que orientem as ações na Atenção à Saúde, em especial na saúde dos trabalhadores em ambulatórios da rede pública de saúde.

A proposta do curso é baseada em teorias de respeitados psicanalistas, como Sigmund Freud e Jacques Lacan. O curso de atualização mantém um eixo básico de estudos e uma cadeira variável de temas e conceitos fundamentais, tendo como propósito promover a articulação da práxis da psicanálise. No eixo básico, encontram-se os seminários de leitura sobre a direção do tratamento e as questões do sujeito do inconsciente e os seminários clínicos. A cadeia variável de conceitos e temas consiste em desdobrar algumas questões do curso do ano anterior, tomando sempre por referência o eixo básico.

A atualização é voltada para profissionais de nível superior que articulem o exercício de seu trabalho (clínico) ao saber da psicanálise, especialmente médicos, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros e terapeutas ocupacionais. Os interessados em participar do curso devem efetuar sua inscrição na página eletrônica da Plataforma Siga.

Prevenindo Doenças Crônicas Não Transmissíveis: Tabaco, Álcool, Hábitos Alimentares e Atividade Física

Até 9 de janeiro de 2014 estão abertas as inscrições para o curso de atualização Prevenindo Doenças Crônicas Não Transmissíveis: Tabaco, Álcool, Hábitos Alimentares e Atividade Física. Há 40 vagas disponíveis. O objetivo do curso é estimular o entendimento e a incorporação, nas práticas de saúde pública e de atenção básica à saúde, do tema prevenção das doenças crônicas não transmissíveis.

Coordenado pelos professores Luiz Antonio Bastos Camacho e Vera Luiza da Costa e Silva, o curso pretende mostrar aos alunos como reconhecer a importância dos fatores de risco envolvidos nas doenças crônicas não transmissíveis, com particular ênfase nos fatores passíveis de prevenção por meio de políticas públicas. A atividade também tenciona ensinar o marco teórico da prevenção e promoção da saúde, suas principais estratégias e impacto de programas multidisciplinares em diversos contextos, com ênfase em tabaco, álcool, atividade física e hábitos alimentares saudáveis.

O curso é voltado para profissionais de saúde de nível superior vinculados ao SUS (municipal, estadual, federal), profissionais de saúde em geral, profissionais de áreas relacionadas ao tema (economistas, advogados e pedagogos).

As inscrições devem ser feitas pela internet por meio da Plataforma Siga, onde está disponível o edital.