Manifesto de Repúdio aos recentes episódios de violência e aviltamento de direitos humanos em Honduras

A ABRASCO, em plena consonância com o manifesto do “Servicio Paz y Justicia – SERPAJ” e com a Declaração da Asociación Latinoamericana de Medicina Social (ALAMES), conclama a todos e aos movimentos civis em particular a expressarem seu repúdio aos recentes episódios violência e aviltamento de direitos civis em Honduras.

Adolfo Pérez Esquivel, Premio Nobel da Paz e Presidente Honorário do “Servicio Paz y Justicia en América Latina”, em manifesto do dia 30 de novembro último, denuncia a prisão do Coordenador Geral para a América Latina da SERPAJ – Dr. Gustavo Cabrera e do Pastor Menonita Cesar Cárcamo. A violência e o estado de exceção imposto à sociedade hondurenha pelo movimento ditatorial que promoveu o Golpe de Estado em Honduras exige que todos expressemos nos! so repudio ao processo instalado. O processo eleitoral aberto pelos que recorrem à repressão e à violência tentando pela força bruta silenciar qualquer oposição ao regime instalado pretende justificar o inaceitável.

Juntando-se às vozes da SERPAJ e da ALAMES a ABRASCO convida a todos a enviarem cartas ao Ministério da Justiça (direitoshumanos@sedh.gov.br), à Comissã! o Interamericana de Direitos Humanos da OEA (cidhoea@oas.org) e à Embaixada do Brasil em Honduras (consular@brasilhonduras.org), expressando seu repudio a situação instalada em Honduras.