Manifesto “Ocupar escolas, proteger pessoas, valorizar a educação” é atualizado

O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), juntamente com entidades da Saúde e da Educação, participou na manhã dessa terça-feira (17) do lançamento da nova versão do Manifesto “Ocupar escolas, proteger pessoas, valorizar a educação “. A sua primeira versão foi lançada no dia 23 de outubro e como documento em construção, ao longo desse período a ampliação dos debates entre as instituições serviu para atualizá-la. A proposta da publicação, disponível para download no final desse texto, é discutir a Educação e traçar possíveis caminhos nesse cenário pandemia de coronavírus (COVID-19).

Desde que o documento foi lançado, o Brasil acumulou mais 11 mil óbitos, chegando a marca de 166 mil mortos por covid-19, segundo dados do painel CONASS.

O Manifesto será parte integrante do Plano de Enfrentamento a Pandemia do COVID-19 (PEP-Covid-19), elaborado Frente pela Vida – composto por entidades de Saúde Coletiva, como Abrasco, Rede Unida, Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), com a participação do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Na atividade de relançamento nessa terça-feira, Lúcia Souto, presidenta do Cebes, sinalizou a gravidade do contexto vivido pelo Brasil atualmente, que representa “mais do que falta de governo, pois se traduz num plano de destruição ostensiva do projeto de nação que se levou anos para construir“. “Diante de uma crise sanitária, econômica, social, política, cultural e ambiental esse governo expõe seu compromisso apenas com 0.1% de bilionários e implementa uma agenda devastadora contra os direitos à saúde e à educação, contra a soberania e contra a população brasileira”.

Lúcia lembrou ainda, que a China que tem população dez vezes maior que a do Brasil registrou até o momento cerca de 4.800 mortes por Covid-19, enquanto o Brasil conta com a perda da vida de mais de 166 mil pessoas pela doença. “É uma situação muito grave. Não podíamos estar nessa situação”.

A sanitarista destacou que a elaboração do Manifesto cumpre um papel e fato histórico importantes “que veio para ficar”: agregar dois campos o da Saúde Coletiva e da Educação Pública. “É uma aliança entre dois campos de políticas públicas que se destaca para um projeto de desenvolvimento de País que ser quer“.

Nesse momento de tanta adversidade, atingimos maioridade de cidadão, tomamos o futuro do País em nossas mãos e fortalecemos a luta pela vida. Esse Manifesto ajudará nos debates e diálogos em cada território deste país, entre as escolas e a rede de atenção primária à saúde como com as equipes de saúde da família, (o SUS nos territórios) para que seja possível, na prática, ocupar escolas, proteger pessoas e valorizar a educação e saúde públicas do Brasil”.

“Carlos Silva representou o Cebes nesse coletivo que construiu o Manifesto, com o contundente título que nos chama a que tem esse nome muito contundente: Ocupar Escolas, Proteger Pessoas e Valorizar Educação“. Ele saudou a riqueza dos processos e da construção desse Manifesto, frisando agora, a importância de estratégias de sua divulgação em geral e nas diversas mídia, pois, o tema de ocupação das escolas, da proteção das pessoas e da valorização da educação e da saúde pública não se esgota neste ano e exigirá planos e investimentos, inclusive dos gestores que assumirão as Prefeituras em 2021.

Desde sua primeira versão, o número de entidades signatárias do Manifesto saltou de 28 para 60. Outras organizações interessadas em endossar o documento podem escrever para abrasco@abrasco.org.br ou secretariaexecutiva@anped.org.br.

Assista a live de lançamento da nova versão do Manifesto, exibida no canal da Associação Nacional de Pós-Gradauação e Pesquisa em Educação (Anped) do youtube:

As entidades abaixo-assinadas subscrevem este Manifesto:

Versão ampliada e revisada, lançada em 17/11/2020


ENTIDADES NACIONAIS

  • ABdC – Associação Brasileira de Currículo
  • ABEN – Associação Brasileira de Enfermagem
  • ABRASCO – Associação Brasileira de Saúde Coletiva
  • ABRASTT – Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
  • ABrES – Associação Brasileira de Economia da Saúde
  • Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas
  • AMPLIE – Aliança de Mães pela Liberdade de Ensinar
  • ANDIFES – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino
  • Superior
  • ANFOPE – Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação
  • ANPAE – Associação Nacional de Política e Administração da Educação
  • ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
  • CEBES – Centro Brasileiros de Estudos de Saúde
  • CONTEE – Confederação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino
  • CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação
  • FORPIBID – Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Programa
  • Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
  • Frente Ampla em Defesa da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
  • Movimento de Inovação na Educação
  • Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil
  • PROIFES – Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais
  • de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico
  • Rede CoVida – Ciência, Informação e Solidariedade
  • Rede Nacional Primeira Infância
  • Rede Unida
  • RNMMP – Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares
  • SBB – Sociedade Brasileira de Bioética
  • SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática
  • SBEN-Bio – Associação Brasileira de Ensino de Biologia
  • SBHE – Sociedade Brasileira de História da Educação
  • SBMFC – Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade
  • SBMT – Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
  • SEFRAS – Serviço Franciscano de Solidariedade
  • SOBRASP – Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do paciente

ENTIDADES, FÓRUNS ESTADUAIS, DISTRITAL E MUNICIPAIS E GRUPOS DE PESQUISA

  • Avante Educação e Mobilização Social
  • CREI – Centro de Referências da Educação Integral
  • CIESPI/ RJ – Centro Internacional de Estudos e Pesquisa sobre a Infância do Rio de
  • Janeiro
  • CLIQUE – Grupo de pesquisa em Linguagens, Currículo e Cotidiano de bebês e crianças
  • pequenas
  • Comunidade Educativa CEDAC
  • GP Fortis/Uneb – Grupo de pesquisa Formação Trabalho e Identidades
  • Fórum Amapaense de Educação Infantil
  • Fórum Baiano de Educação Infantil
  • Fórum de Educação Infantil da Região Central do Rio Grande do Sul
  • Fórum de Educação Infantil de Belo Horizonte
  • Fórum de Educação Infantil de Pernambuco
  • Fórum de Educação Infantil do Ceará
  • Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal
  • Fórum de Educação Infantil do Pará
  • Fórum de Educação Infantil do Paraná
  • Fórum de Regional de Educação Infantil do Planalto/ RS
  • Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil
  • Fórum Gaúcho de Educação Infantil
  • Fórum Mineiro de Educação Infantil
  • Fórum Permanente de Educação Infantil da cidade de Coxilha/RS
  • Fórum Permanente de Educação Infantil de Novo Hamburgo – RS
  • Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo
  • Instituto Sérgio Miranda
  • Instituto Árvores Vivas para Conservação e Cultura Ambiental/SP
  • LATESFIP/USP – Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise/USP
  • NEPEI-Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil/UFMG
  • Usina da Imaginação/SC