Mapeamento de processos em saúde pública: oportunidade de alinhar estratégias, desenvolver competências coletivas e gestão da organização

por Ana Luisa Duboc de Araujo1, Jackeline Carvalho Marques1, Leonardo Carvalho Marques2, Matheus Evangelista de Sousa Santana1, Paulo Ricardo Silva1, Surama Cavalcanti Miranda2

  1. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  2. Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Atenção Especializa à Saúde (Saes) – Brasília (DF), Brasil.

RESUMO Este artigo apresenta um relato de experiência de implantação do gerenciamento de processos de negócio em um órgão do setor público de saúde com objetivo de descrever sobre o método utilizado com uma abordagem diferencial e incremental, bem como apontar os impactos percebidos na gestão. O trabalho consistiu não só em mapear processos, mas também, ao mesmo tempo, em desenvolver pessoas e a organização por meio de uma abordagem sistêmica sobre a missão, a visão e as estratégias, e as principais operações para a entrega de produtos e serviços de valor, traduzido por agregação de valor público ou de valor social, na busca de melhoria do desempenho organizacional cujos resultados modifiquem positivamente aspectos da sociedade. O ponto de inflexão foi o alinhamento conceitual e de linguagem que propiciou o alargamento da base técnica de discussão em gerenciamento de processos. Uma característica marcante do método e que o torna inovador no setor público diz respeito à transferência do conhecimento e das ferramentas utilizadas no percurso do trabalho.

PALAVRAS-CHAVE Metodologia de mapeamento de processos. Competências coletivas. Fortalecimento institucional. Gestão em saúde. Administração pública.

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