Nota de falecimento do médico pediatra Gilson Carvalho
É com grande pesar que o Cebes informa o falecimento do médico pediatra e especialista em Financiamento de Saúde, Gilson Carvalho (68), nesta quinta-feira (03). O velório será na Câmara Municipal de São José dos Campos, em São Paulo, e o sepultamento acontecerá na sua cidade natal, em Campanha (MG).
Carvalho estava internado no Hospital Pio XII desde o dia 20 de junho, após ser transferido do Hospital do Câncer em Barretos (SP), onde tratava a doença, e morreu de miocardiopatia hipertrófica – doença que afeta o músculo do coração.
Respeitado em âmbito nacional, Gilson Carvalho era referência na área da saúde onde atuou por mais de 50 anos e foi um dos idealizadores do Sistema de Único de Saúde (SUS). Ele era formado pela Escola Federal de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e, também, especialista em Pediatria e Administração Hospitalar.
Entre os desafios enfrentados ao longo de sua carreira, o médico foi secretário de Saúde em São José dos Campos (SP), entre os anos de 1988 a 1992; secretário Nacional de Assistência à Saúde, no Ministério da Saúde; diretor do Departamento do Sistema Único de Saúde e de Controle e Avaliação do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps).
Além de consultor Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), professor da Faculdade de Medicina de Taubaté (Unitau), entre outros.
Confira os depoimentos:
“Gilson já não esta entre nós mas somos herdeiros do seu legado fundamentado na coragem e determinação na defesa intransigente do SUS. Ele não media esforços nessa luta e transitava Brasil adentro para levar sua fala incisiva e clara aos movimentos sociais, aos gestores e a todos aqueles que sempre lotavam salas e auditórios para ouvi-lo. Suas “Domingueiras” difundiam noticias e informações sobre a saúde e o SUS assumindo assim, um papel essencial no fortalecimento da luta de todos os conselheiros e sociedade em geral. O Cebes reverencia esse mestre do ativismo pelo direito à saúde manifestando nosso pesar junto ao Movimento Sanitário e também a nossa solidariedade aos familiares.”
“O legado do Gilson é de luta e perseverança. Isso nos conforta. Mando aqui o meu pesar e abraço especial à familia, particularmente à querida Lenir.”
Ana Costa
“O Brasil perdeu um grande defensor da democracia direta e participativa. Nosso querido amigo Gilson de Carvalho fez da luta pelo respeito às diretrizes do SUS e da reforma sanitária um paradigma para as transformações que desejamos em todas as políticas públicas e na cultura política do Pais. Mais do que nunca, precisamos da participação de milhares de brasileiros para suprir em parte a falta que Gilson fará.”
Neder
“É verdade. O legado de Gilson Carvalho amenizará a dor de sua ausência, ajudando-nos a sustentar a Reforma Sanitária.
Cabe lembrar Guimarães Rosa: “As pessoas não morrem, ficam encantadas”.
Abraços solidários aos familiares e aos amigos.”
Mirsa
“Eu só posso lembrar ao Bertolt Brecht: ‘Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis’. Abraços com profundo pesar.”
Felix
“Os da minha geração sempre lembrar-se-ão do destemido e coerente sanitarista e sobretudo do incansável difusor das melhores ideias da Reforma Sanitária que acreditamos. Resta agora continuar o trabalho da ‘Domingueira’ e conquistar a adesão de milhões para realizar o sonho de quem amou sua gente por ter disposto seu talento em prol do bem comum.”
José Ruben
Fonte: Cebes, Por Bruna Yunes
Foto: Divulgação/Cosems (SP)