Nova edição da Saúde em Debate convoca sociedade a reconhecer a saúde no trabalho como um direito humano

Editorial destaca a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como marco para a afirmação de novos direitos

Já está no ar o volume 49, número 145 da revista Saúde em Debate, publicação científica do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). Com artigos que abordam temas diversos e urgentes para o campo da Saúde Coletiva, a edição destaca em seu editorial um chamado contundente à 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), que acontece em agosto de 2025.

Assinado por membros do Núcleo Saúde-Trabalho-Direito do Cebes, o editorial propõe uma mudança de paradigma: reconhecer a saúde no trabalho como um direito humano. A expectativa é que ela [a 5ª CNSTT] seja um divisor de águas entre o que se fez até aqui e o que poderá ser feito depois. O protagonismo da classe trabalhadora é apontado como essencial nessa construção. “Se é a classe trabalhadora que sofre diretamente os efeitos da exploração-opressão e que, portanto, tem o seu direito humano violado, o protagonismo desse debate/luta não pode ser delegado a qualquer outro sujeito”, afirma o editorial.

Além da convocação política, a edição reúne 29 artigos originais, revisões e relatos de experiência que abordam, entre outros temas:

  • A gestão e o cuidado pré-natal em municípios de pequeno e médio porte;
  • A saúde de pessoas vivendo com HIV;
  • O trabalho interprofissional colaborativo na Atenção Primária;
  • A assistência farmacêutica em territórios amazônicos;
  • Os impactos das queimadas na saúde respiratória;
  • A precarização do trabalho de profissionais da enfermagem;
  • As narrativas de pessoas trans sobre o processo transexualizador no SUS;
  • A aplicação da Inteligência Artificial na Atenção Primária;
  • A medicalização do sofrimento e o sobrediagnóstico da depressão;
  • O microplanejamento na vacinação de alta qualidade;
  • A saúde mental sob a ótica do matriciamento e do apoio institucional;
  • As contribuições da educomunicação e das práticas integrativas no cuidado em saúde.

A publicação reafirma o compromisso da Saúde em Debate com a pluralidade de temas e a profundidade crítica necessária para compreender os desafios enfrentados por trabalhadores, gestores, profissionais de saúde e pesquisadores em tempos de intensas transformações sociais e econômicas.

Para acessar gratuitamente a edição completa, clique aqui