Cebes-CE participa de oficina que fortalece controle social da Saúde
O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) participa hoje (9) e amanhã (10) em Itapipoca (CE) da 77ª Oficina #ParticipaMais: formação para o controle social no SUS, promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). O objetivo da iniciativa é fortalecer a atuação de conselheiros de saúde, lideranças de movimentos sociais e ativistas do Sistema Único de Saúde em todo o país. Amanda Frota, integrante do conselho consultivo do Cebes e do núcleo Ceará, é a representante da entidade nessa atividade.
“Enquanto Cebiana, usuária do SUS e servidora pública municipal, irei socializar o aprendizado no Conselho Municipal de Saúde de Eusébio em meu retorno ao município. Vamos pactuar juntos a multiplicação da Oficina na cidade, tendo como públicos prioritários os conselheiros municipais das demais políticas públicas, a juventude eusebiense e os comunicadores da cidade”, relata Amanda, que também representa o movimento Eu Defendo o SUS.
A primeira etapa desse curso de formação aconteceu de forma virtual no dia 1° de outubro de 2025.
O Conselho Nacional de Saúde vem realizando estas oficinas em todo Brasil, com apoio dos Conselhos Municipais, Estaduais e Secretarias Municipais de Saúde. O CNS financia a hospedagem e alimentação dos participantes. O translado fica a cargo dos municípios.
Ao término da oficina, todas(os) as(os) educandas(os) se comprometem a desenvolver atividades de formação, como debate e planejamento de multiplicação formações, em seus municípios. “Seguirei no compromisso do CEBES, que, prestes a completar 50 anos, segue ativando e mobilizando a sociedade para a defesa da democracia, do direito humano e constitucional à saúde, e do aperfeiçoamento do SUS. Saúde é Democracia. Democracia é Saúde!”, celebra Amanda.


