Núcleo do Cebes de Minas Gerais será refundado
No dia 04 de março, o núcleo do Cebes de Belo Horizonte (MG) será refundado. O encontro será às 17h, na sala de reunião da Nescon, da Faculdade de Medicina da UFMG. Para marcar a retomada do espírito do debate crítico, levantado pelo movimento da reforma sanitária, está marcada uma mesa de discussão com o tema “Panorama atual da Saúde: contradições, limites e possibilidades”. Os palestrantes são Francisco Eduardo de Campos, Secretário de Gestão e Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde; Laine de Fátima dos Santos, vice-coordenadora do Núcleo de Telessaúde da Faculdade de Medicina (UFMG) e Helvécio Magalhães, Secretário Municipal de Planejamento do PBH. A mediação será feita por Lola Gurgel, professora de medicina e pesquisadora (UFMG).
O nome (re)fundação do núcleo Cebes (MG), como foi batizado, faz sentido, uma vez que ele existia desde 2008, mas não de uma forma articulada. “Por uma série de intercorrências não foi possível colocar o núcleo em funcionamento. Através de uma nova chamada da diretoria do CEBES para participação no Seminário de “Gestão Pública na Saúde: alternativas para a consolidação do direito universal”, realizamos uma reunião em novembro, buscando a rearticulação do Núcleo. Naquele momento, analisamos a importância de resgatar o espaço do CEBES, como fórum de debates e acerca da política de saúde e nos inserirmos na agenda nacional de debates e luta do CEBES”, contou Angela Dayrell de Lima, integrante do Núcleo e uma das organizadores do evento.
No encontro, além do debate, haverá ainda a elaboração de uma agenda de atividades para 2010. O evento é aberto a todos os interessados em discutir a manutenção do direito universal da saúde, da consolidação do SUS, entre outros temas importantes relacionados à saúde pública no Brasil.