Oficina discute desprivatização de Sistemas de Saúde

Realizada pelo Cebes e GPEDS/UFRJ, oficina integra programação pré-congresso da ALAMES, no Rio de Janeiro

Fomentar redes de desprivatização da Saúde na América Latina é objetivo de oficina realizada pelo grupo de Pesquisa e Documentação sobre o Empresariamento da Saúde (GPDES/UFRJ) e o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, nos dias 4 e 5 de agosto, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A atividade é uma iniciativa do Observatório da Desprivatização dos Sistemas de Saúde e  integra a programação pré-congresso da Associação Latino-Americana de Medicina Social e Saúde Coletiva (Alames).

“A oficina de desprivatização do grupo de pesquisa liderado por Lígia Bahia vai ser, de fato, uma grande inovação neste Congresso da Alames. Este projeto vem apontando caminhos importantes que não tinham sido explorados no campo do direito a Saúde e da reversão de uma tendência de privatização que vem dominando nos últimos anos. Essa privatização não se dá somente de forma explícita, com o crescimento do setor privado, mas por vários mecanismos que envolvem renúncia fiscal, ressarcimento, compra, gestão, drenando recursos para o setor privado”, avalia Ana Costa, presidente do XVII Congresso da Alames.

“A metodologia que tem sido criado por esse grupo de estudos tem desvelado situações importantes, que serão compartilhadas nesta oficina. A ideia desta oficina é que a Alames crie possibilidade de redes de estudo, que possam se apropriar deste método e que possamos criar uma grande rede de estudos e possibilidades concretas de desprivatização da Saúde na Latino América”, afirma.

Com mais de 60 mesas temáticas e mais de 1.500 trabalhos inscritos, o XVII Congresso da Alames acontece de 4 a 8 de outubro, no campus da UERJ. O evento marca os 40 anos da associação como espaço estratégico de articulação pela democracia, pelos direitos e pela soberania dos povos.

As atividades pré-congresso, nos dias 4 e 5 de agosto, são abertas à comunidade. “Não é um congresso endógeno, da Alames para a Alames. É um congresso de se coloca em diálogo com outros setores, traz temas contemporâneos essenciais”, explica Ana Costa.

XVIII Congresso Latino-Americano de Medicina Social e Saúde Coletiva

Rio de Janeiro, 4 a 8 de agosto 2025

Oficina Desprivatização dos Sistemas de Saúde Na América Latina
 4 e 5 de agosto
(pré-congresso)

Proponentes: Grupo de Pesquisa e Documentação sobre o Empresariamento da Saúde (GPDES) e Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes)
Apoio: GT de Estudos Sociais em Saúde da Clacsoe Movimento pela Saúde dos Povos
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) 
Evento público aberto: sujeito ao limite de lotação do espaço.

Objetivos:

  1. discutir a desprivatização como estratégia para a construção de sistemas de saúde universais, considerando os desafios e possibilidades da conjuntura regional e global
  2. analisar políticas e reformas contemporâneas nos sistemas de saúde da região latino-americana, com foco nas relações público-privado e nos processos de privatização/desprivatização
  3. fomentar a construção de redes de pesquisa, agendas de investigação e propostas de intervenção em torno da desprivatização dos sistemas de saúde na América Latina
  4. elaborar um documento final com conclusões, proposições e encaminhamentos da oficina (carta, manifesto ou declaração). 

SEGUNDA, dia 4 de AGOSTO
Abertura – 08:30-09:00
Boas-vindas, apresentação da atividade, palavras iniciais e saudação de instituições e organizações

Apresentação – 09:00-09:20
Desprivatização dos Sistemas de Saúde: investigação, interlocução e ação Expositor: Leonardo Mattos (UFRJ)

Debate – 09:30-12:00
Desprivatização como estratégia para a construção de sistemas de saúde universais: desafios e possibilidades na conjuntura atual 
Moderação: Claudia Travassos (Cebes) 
Expositores:

  • Ligia Bahia (UFRJ)
  • Asa Cristina Laurell (UNAM)
  • Susana Barria (ISP)
  • Leonardo Castro (Fiocruz)

Painel – 14:00 – 17:00
Políticas e Reformas dos Sistemas de Saúde na América Latina: privatização e desprivatização em foco 
Moderação: Danielle Conte (UFRJ) 
Expositores:

  • Carolina Tetelboin Henrion (UAM) – Mexico
  • Camilo Bass del Campo (UCh) – Chile
  • Jennifer Cardona (UNal) – Colômbia
  • Lucas Andrietta (USP) – Brasil
  • Maria José Luzuriaga (UNLa) – Argentina

TERÇA, dia 5 de AGOSTO
Oficina – 08:30-11:00
Desprivatização dos sistemas de saúde: construindo redes de pesquisa e agendas de investigação. Oficina de trabalho com pesquisadores, grupos de pesquisa e organizações

Encerramento – 11:00-12:00
Conclusões, encaminhamentos, agenda futura, leitura e aprovação da declaração do encontro