One Health é um contrassenso à Saúde Coletiva e ao Sistema Único de Saúde

Conceição Lemes do Blog da Saúde, do portal Viomundo, destaca o artigo, em preprint na plataforma Scielo, escrito por cebianos e pesquisadores que alertam sobre os possíveis retrocessos da implementação da One Health.

Este é o título do ensaio que Lia Giraldo da Silva Augusto, Heleno Rodrigues Corrêa Filho, Carlos Fidelis Ponte, Anamaria Testa Tambellini, Marcelo Firpo Porto, Karen Friedrich e Ana Maria Costa acabam de publicar como preprint na plataforma Scielo.

Objetivo dos sete autores: resgatar a história da abordagem One Health (Saúde Única/Uma Só Saúde); analisar impactos na política sanitária brasileira; e alertar para possíveis retrocessos e repercussões da compreensão da saúde às décadas anteriores a 1970.

‘’Atendendo a acordos multilaterais e interesses corporativos, o Brasil passou a induzir a abordagem ‘One Health’ (OH), contradizendo o modelo explicativo da determinação social para o processo saúde-doença, construído na América Latina’’, alertam no resumo.

Também no resumo, os autores mostram que:

  • Na busca de soluções, a One Health limita-se à tríade agente-hospedeiro-ambiente, desconsiderando que as situações complexas são decorrentes principalmente da espoliação da natureza e dos corpos, da precarização do trabalho e dos territórios.
  • One Health é uma repetição de fórmulas passadas e de intervenções estrangeiras que desconsidera a política de saúde soberana desenvolvida no Brasil.
  • A One Health responde de modo funcionalista aos temas das zoonoses e das epizootias e sua linearidade dificulta atuar nos processos complexos de expropriação da natureza e da sociedade, no colapso ecológico e nas mudanças climáticas.

Logo após ”Guerra e Paz”, monumental obra do pintor brasileiro Cândido Portinari, a íntegra do ensaio. 

”Guerra e Paz” são dois painéis produzidos pelo pintor brasileiro Candido Portinari, entre 1952 e 1956. Cada um tem cerca de 14 metros por 10 metros. Estão instalados na sede da ONU, em Nova York.

Leia o artigo nesse link.