Organização Mundial da Saúde quer entender o modelo de saúde brasileiro

Site da UNASUR – 08/02/12

Para a entidade, o Brasil tem muito a oferecer aos países que estão criando seu próprio sistema de saúde.

O sistema de saúde brasileiro foi tema de discussão na cúpula de Genebra, da Organização Mundial da Saúde (OMS), juntamente com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS). O objetivo foi apresentar SUS (Sistema Único de Saúde) para a comissão que quer entender o modelo brasileiro, a fim de ajudar outros países a criar um sistema público de saúde. Para o Diretor-Geral Assistente da OMS, Carissa Etienne, o sistema de saúde brasileiro é um exemplo de acessibilidade da saúde pública. “O Brasil tem muito a oferecer e os outros países têm muito a aprender com os avanços e também dos problemas que vemos em um sistema tão complexo”, afirma.

SUS foi apresentada à comissão de secretários Jarbas Barbosa (Vigilância Sanitária) e Helvécio Magalhães (Assistência à Saúde). Além de Carissa Etienne, poha / representante da OMS no Brasil – Jacobo Finkleman – participou da mesa de discussão.

O encontro, realizado no final da semana passada, coberto no primeiro dia de cuidados primários, financiamento, desafios epidemiológicos, incorporação tecnológica, saúde mental e atendimento de emergência. Outros assuntos entrou na agenda como a Secretaria de implementação Saúde Indígena e do grande esforço feito pelo Governo Federal em garantir medicamentos gratuitos para a população.

“Esta é uma grande oportunidade para os outros países para conhecer e perceber o grande empenho do Brasil na criação de um sistema de saúde de qualidade único. OMS presença neste papel é essencial para ser uma entidade internacional de grande importância “, disse Helvécio Magalhães.

“O interesse de outros países na criação de um sistema unificado de saúde de qualidade está crescendo e SUS, embora tenha muito a melhorar, é uma referência mundial em saúde pública”, acrescentou Jarbas Barbosa.

O evento contou com a presença do chefe de Relações Internacionais do Ministério da Saúde, Embaixador Eduardo Barbosa, que abordou o tema da cooperação internacional em saúde.