Partidos já divulgaram os indicados para presidir as 22 comissões da Câmara
Agência Câmara de Notícias
Já foram divulgados os nomes dos 22 indicados dos partidos para presidir as comissões permanentes da Câmara dos Deputados. Os colegiados serão instalados hoje(26). Durante a primeira reunião de cada um, serão eleitos o presidente e os três vice-presidentes de cada colegiado.
A bancada do PT decidiu na noite de terça-feira que o deputado Assis do Couto (PR) vai presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), o indicado do partido é o deputado Vicente Candido (SP). Para a Comissão de Seguridade Social e Família, é o deputado Amaury Teixeira (PT-BA).
A Comissão Mista de Orçamento, que também caberá ao PT, será presidida pelo deputado Devanir Ribeiro (SP).
Já o DEM, que, pela divisão, ficou com a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, decidiu nesta terça-feira pelo deputado Pauderney Avelino (AM).
O PSC, a quem foi designado o comando da Comissão de Legislação Participativa, divulgou terça o nome do deputado Zequinha Marinho (PA) para presidir o colegiado.
As indicações costumam ser confirmadas nas urnas em cada comissão, mas há exceções. Em 2010, por exemplo, o deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS) derrotou o candidato indicado pelo PMDB, Mendes Ribeiro Filho (RS), e conquistou a presidência da CCJ com uma candidatura avulsa.
Indicados na noite de terça-feira
Comissão de Direitos Humanos e Minorias – Assis do Couto (PT-PR)
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) – Vicente Candido (PT-SP)
Comissão de Seguridade Social e Família – Amaury Teixeira (PT-BA)
Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado – Pauderney Avelino (DEM-AM)