Pesquisas sobre o SUS são apresentadas durante Sessão Científica

Pesquisas foram elaboradas com o propósito de contribuir para melhorar, qualificar e humanizar o atendimento aos usuários do SUS em Alagoas

25/05/2012

por Josenildo Törres

Atenção à Saúde dos pacientes com Deficiência Mental atendidos pelo SUS de Alagoas, Estudos de Polimorfismos Genéticos em pacientes epilépticos, Caracterização de aspectos essenciais para o planejamento da Atenção à Saúde de pessoas com fendas orofaciais no SUS e Atenção integrada em saúde a pacientes com ambiguidade. Essas foram as quatro pesquisas apresentadas nesta sexta-feira (25), na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), durante Sessão Científica promovida pela Superintendência da Gestão e Participação Social.

Elaboradas com o propósito de contribuir para melhorar, qualificar e humanizar o atendimento aos usuários do SUS em Alagoas, as pesquisas apresentadas integraram o edital 2008/2009. Por meio delas, a Sesau espera contribuir para fomentar a pesquisa científica do SUS em Alagoas, gerando ciência e tecnologia em saúde pública, segundo a gerente estadual de Ciência e Tecnologia, Betância Cotrim.

“Além destes dois propósitos, estimulamos a pesquisa no âmbito do SUS para que possamos contribuir para qualificar a gestão, por meio de metas e tabulação de dados. Com isso, será possível traçar políticas públicas, projetos e programas, que efetivamente sejam benéficos para os usuários da saúde pública em Alagoas”, ressaltou a gerente estadual de Ciência e Tecnologia.

Betânia Cotrim evidenciou, ainda, que a Sesau vem contribuindo para o fortalecimento das ações de Ciência e Tecnologia em Saúde, sendo perceptíveis mudanças no comportamento dos gestores, que buscam trabalhar com informações qualificadas, buscam atingir resultados otimizados.

“O resultado são pesquisas com temas de grande relevância, que têm contribuído para reduzir as desigualdades regionais em Ciência e Tecnologia, criando uma cultura para utilizar a melhor evidência científica na busca de soluções eficazes”, pontuou.