Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação e os desafios de conexão com o SUS

Lançado nessa quinta-feira, 22/07, pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), o livro Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação e os desafios da conexão com o SUS, de Patrícia Seixas da Costa Braga, propõe uma reflexão crítica sobre as relações entre pesquisa científica e políticas públicas de saúde no Brasil.

Na publicação, a autora investiga as condições para que o conhecimento gerado com recursos públicos dialogue com as necessidades do SUS, especialmente das populações mais vulnerabilizadas. Ela analisa a indução da política científica em saúde, os dilemas da produção de conhecimento e os obstáculos à sua efetiva aplicação no sistema público.

O livro é o resultado de uma pesquisa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc), do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), esta obra explora as potencialidades e os limites da indução da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (PNCT&I) no Brasil para estimular a aproximação das pesquisas fomentadas com o SUS e promover soluções efetivas para problemas de saúde pública no País.

“Este livro é um convite à reflexão sobre uma questão desafiadora: como conectar o potencial das pesquisas brasileiras desenvolvidas no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e o Sistema Único de Saúde (SUS) e criar as condições propícias para que os avanços advindos dessas pesquisas cheguem à população?”, pergunta Patrícia.

A obra é leitura essencial para pesquisadores, gestores e sanitaristas.

Patrícia Seixas da Costa Braga é Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestra em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) e mestra em Direito Econômico pela Universidade Gama Filho; graduada em Direito pela UFRJ. Ela é pesquisadora da Rede e Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Sustentável, Complexo Econômico-Industrial e C&T e Inovação em Saúde, vinculada ao Centro de Estudos Estratégicos (CEE)/Presidência da Fiocruz.

Acesse a publicação abaixo: