Por uma Saúde do tamanho de Campinas

logotipo

 

 

 

 

O Cebes e as eleições 2012 – Ciclo de Debates:

Campinas tem em sua história um dos mais belos capítulos da construção da Saúde como direito de cidadania. É uma das cidades pioneiras na formação de uma rede de Atenção Básica, é a cidade do Movimento em Defesa da Vida, do Paideia, da luta antimanicomial e da Reforma Psiquiátrica…

Nos últimos anos, entretanto, temos assistido a um desmonte progressivo e dramático de nossa rede pública de saúde. Os movimentos sociais que lutam pela saúde em Campinas têm se desdobrado em esforços para tentar impedir o fechamento de serviços, a falta de profissionais e de insumos básicos nas unidades de saúde, o avanço das políticas privatizantes que aliam o descompromisso dos governos com interesses de mercado que, cada vez mais, se distanciam do interesse público.

Em 2012, teremos mais uma vez a possibilidade de escolher, por meio do voto popular (até isso os atuais vereadores conseguiram subtrair do povo), quem irá governar a cidade nos próximos quatro anos. Entendemos que é um momento crítico: ou o novo governo se compromete em resgatar a tradição campineira e garantir uma saúde pública de qualidade, ou assistiremos o ocaso do SUS em Campinas, deixando essa tradição apenas para os livros de história.

A democracia, que defendemos e pela qual lutamos, não é apenas a democracia da escolha de governantes por meio do voto a cada quatro anos. É fundamental que os movimentos sociais que lutam pela saúde consigam ir além de denunciar e resistir. Além de dizer o que não queremos, precisamos ter a capacidade e a competência de formular e anunciar o que queremos: uma Saúde do tamanho de Campinas.

Com esta motivação, convidamos todos os movimentos, todos os usuários, todos os trabalhadores do SUS Campinas e demais interessados para o lançamento do Ciclo de Debates “Por uma Saúde do tamanho de Campinas”.

PRIMEIRO DEBATE:

A REDE QUE TEMOS ATENDE ÀS NECESSIDADES DE SAÚDE DE CAMPINAS?

Debatedores:
Haydée Lima – trabalhadora aposentada do SUS Campinas e militante do Movimento Popular de Saúde;
Nelson Rodrigues dos Santos (Nelsão) – presidente do IDISA e membro do Conselho Consultivo do Cebes;
Rosana Onocko Campos – professora da UNICAMP e membro do Conselho Consultivo do Cebes.

Data: 02/07/2012 (segunda-feira), às 19h30
Local: Sindicato dos Metalúrgicos – Rua Dr. Quirino, 560,
Centro de Campinas