Presidente do Cebes acompanha entrega de 100 leitos no Hospital do Bonsucesso

“É uma realização bastante positiva frente à situação de histórico e criminoso desleixo que consumiu o hospital nas últimas décadas”, diz Fidelis

O presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Carlos Fidelis, acompanhou nesta sexta-feira, 17/1, a entrega de novas instalações, serviços, equipamentos e 100 leitos no Hospital Federal do Bonsucesso, com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A ministra anunciou que a unidade, sob administração do Grupo Hospitalar Conceição desde outubro, vai reabrir em 31 de janeiro a emergência. O hospital atende, principalmente, moradores da Baixada Fluminense e de comunidades do entorno da Avenida Brasil. Enfrentou incêndio em 2020 e operava muito abaixo da capacidade.

As medidas integram o Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro. Quatro unidades federais já iniciaram o Plano de Reestruturação: os hospitais federais de Bonsucesso (HFB), Andaraí (HFA), Cardoso Fontes (HFCF) e Servidores do Estado (HFSE).

“É uma realização bastante positiva frente à situação de histórico e criminoso desleixo que consumiu o hospital nas últimas décadas. Fiquei muito bem impressionado com o que vi e com o humor dos servidores. Uma mudança rápida e promissora. Certamente o debate sobre a gestão hospitalar e a política de pessoal vai prosseguir de forma intensa e, por vezes, acalorada. Entretanto, não há como negar que as urgentes demandas de uma população vulnerabilizada e abandonada pelo governo anterior cobram respostas rápidas e efetivas. Um programa de intervenção que segue em ritmo frenético e alvissareiro”, parabenizou Fidelis.

A mudança da gestão para o Grupo Hospitalar Conceição, fundação pública de direito privado, gerou protestos de servidores. O GHC administra um complexo formado por quatro hospitais e um Centro de Oncologia e Hematologia, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), 12 Unidades de Saúde, três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma Escola de Formação em Saúde Pública, além do Hospital Federal de Bonsucesso.