Presidente do Cebes participa do Fórum sobre Saúde da Constituinte do Equador
A presidente do Cebes, Sonia Fleury, participou na última semana de fevereiro do Fórum sobre Saúde da Constituinte do Equador, na capital do país, Quito. O evento foi promovido pela Universidade Andina Simón Bolivar, a pedido da Assembléia Nacional Constituinte daquele país.
Estiveram presentes também o médico e presidente da Câmara de Deputados Arlindo Chinaglia; o senador Eduardo Suplicy; o presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Darcísio Perondi; a ex-deputada Jandira Feghali, membro do Conselho Consultivo do Cebes; e o presidente da Fiocruz, Paulo Buss.
A Fiocruz assinou convênio de cooperação com a universidade, visando desenvolver programas de pós-graduação em saúde pública e ciências da saúde. A Simón Bolivar é uma instituição pública do sistema de coordenação daquela região sul-americana e foi estabelecida pelo Parlamento Andino.
O Equador instalou, no último dia 30 de novembro, uma Assembléia Nacional Constituinte, com prazo de 180 dias, prorrogáveis por mais 60 dias, para concluir seus trabalhos. O governo equatoriano espera aprovar a nova Constituição no próximo mês de maio. A participação da delegação brasileira foi motivada, entre outros aspectos, pelo interesse sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde no Brasil.