Primeira reunião de Análise de Conjuntura do Cebes – setembro 2006
O Observatório de Conjuntura da Política de Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz, coordenado pelo Núcleo de Estudos Político-Sociais em Saúde (Nupes), é um espaço institucional de articulação de grupos de pesquisa e pesquisadores que acompanham a política nacional de saúde. Tem por objetivo analisar a conjuntura por meio de um acompanhamento sistemático de diversos atores e da dinâmica das arenas setoriais.
As arenas acompanhadas pelo Observatório são o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e o Legislativo Federal (Comissões e Frente Parlamentar de Saúde). Dentre os atores em análise encontram-se o Ministério da Saúde e o Movimento Médico. Cada arena e cada ator são de responsabilidade de um grupo de pesquisadores, que realiza o acompanhamento a partir de estratégias metodológicas e dinâmica próprias. O Observatório adota uma metodologia específica para realizar as análises coletivas mensais incorporando as observações dos grupos que o integram.
Encontro de Conjuntura e Saúde
O Encontro de Conjuntura e Saúde é um evento quadrimestral promovido pelo Observatório de Conjuntura da Política de Saúde e pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), com o apoio da Associação Brasileira em Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). Os Encontros de Conjuntura e Saúde contam com a participação de especialistas no temas selecionados nas reuniões mensais do Observatório de Conjuntura da Política de Saúde.
O segundo Encontro de Conjuntura e Saúde, realizado em 4 de setembro de 2007, teve como tema “Desafios para a Gestão do SUS: Discutindo as Fundações Estatais”. Para o debate o Encontro contou com a participação da professora Sônia Fleury (Cebes/FGV), que introduziu o tema concentrando a discussão na reforma do Estado, e o professor Pedro Barbosa (Ensp/Fiocruz), que desenvolveu os aspectos específicos das fundações estatais na área da Saúde. Paulo Gadelha, vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho da Fiocruz e vice-presidente da Abrasco, foi o mediador do debate.