Procon alerta sobre multa de plano de saúde
Órgão pede ao Senado a retirada de artigo de MP que muda cobrança de autuações da ANS
A Fundação Procon-SP, entidades de defesa do consumidor e o Ministério Público do Estado de São Paulo encaminharam ao Senado Federal no dia 8 de abril carta aberta pedindo a retirada do artigo que altera a cobrança de multas a planos de saúde, inserido na Medida Provisória (MP) 627 sobre outro tema.
O texto, aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 2 e que tem atéodia2i para seraprovado pelo Senado, estabelece limites para a cobrança de multas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o que, de acordo com órgãos de defesa do consumidor, estimula as empresas do setor a continuar a infringir as leis.
Para o assessor chefe do Procon-SP, André Lopes, é lamentável que, para algo com um impacto tão grande à sociedade, tenha sido dado esse tipo de encaminhamento. “Essa medida está focada em beneficiar apenas um setor e ainda acaba com a função da ANS.”
As reclamações de consumidores contra o setor são significativas. Em 2013, foram registradas 12.861 queixas no Procon.
Morador de Campos do Jordão e associado da Amil, Ricardo B. Ferreira não conseguiu fazer exames no local indicado pelo plano, Hospital São Camilo, por causa da falta de um documento interno,pendentedesde20i3.”Nãohá em Campos do Jordão nenhum outro hospital em substituição a esse”, reclama A Amil não respondeu ao jornal.
Segundo o professor de Direito do Consumidor do Mackenzie Bruno Boris, questões entre ohospital e a operadora não podem prejudicarousuário.”Eledeve ser atendido no local indicadopelaoperadora, que também deve arcar com os custos ouindicaroutroestabelecimento para atendê-lo.
Rede conveniada
Christiane dos Santos conta que está com dificuldade para marcar consulta comgeriatra para o pai dela, de 77 anos, perto de onde mora, pois ele tem dificuldade de locomoção. “Só havia data para daqui a 2 meses pela rede da Prevent Sênior.”
O convênio diz que prestou os esclarecimentos à cliente.
A leitora agora está com problema no atendimento domiciliar, pois o pai dela precisa trocar uma sonda urinaria e o intervalo para isso está sendo maior do que o indicado, trazendo o risco deinfecção.
Para a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, o caso demonstra que as medidas adotadas pela ANS não têm surtido os efeitos desejados. “É notório que as operadoras não cumprem os prazos definidos pela Resolução Normativa 259, e os consumidores continuam com dificuldades para agendar consultas e procedimentos num prazo razoável. ” A leitora pode reclamar nos órgãos de defesa do consumidor, na ANS e pedir a avaliação de um médico do próprio convênio para verificcar se o serviço está sendo prestado de forma adequada, orienta Maria Inês.