Proteção Social é tema de debate no Fórum Social Temático

O segundo dia do Fórum Social Temático da Saúde e Seguridade Social centrou-se no debate sobre os rumos da luta pela proteção social nos países da América do Sul. Participaram Oscar Feo, respeitado sanitarista venezuelano do Instituto Sul Americano de Governo em Saúde (ISAGS) e Guilhermo Pecagnini, secretário adjunto de CICOP e membro da mesa nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Argentina.

Na mesa seguinte o tema da proteção social foi centrado no Brasil, com destaque para a perspectiva de realização de uma Conferência Nacional sobre tema ainda em agosto de 2012. A pauta, que não teve consenso, despertou um rico e caloroso debate. Inez Souza Bravo, da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, junto com muitos outros participantes da Frente, distribuíram uma nota com críticas à Carta da 14ª Conferência Nacional de Saúde. A nota da Frente repudia a Carta e reafirma a luta política contra a privatização. Outros documentos da Frente foram distribuídos durante o Fórum.

Da mesa participaram Valdevir Both, membro da comissão organizadora do Fórum, Luis Bolzam, do Ministério da Saúde, Carlos Ferrarri, Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Ruth Ribeiro Bittencourt, do Conselho Nacional de Saúde e Paulo Amarante, membro da diretoria do Cebes, que orientou sua intervenção a partir de dois documentos elaborados pela entidade, “Celebrar o conquistado: repudiar o inaceitável”, e “Renovar a Política Preservando o Interesse Público na Saúde”, que foi elaborado especialmente para a 14ª Conferência Nacional de Saúde. Mais informações sobre o Fórum podem ser obtidas na página: www.fsms.org.br.

Da esquerda para direita: Valdevir Both, Paulo Amarante, Ruth Bittencourt, Carlos Ferrari, Luis Bolzam
Da esquerda para direita: Valdevir Both, Paulo Amarante, Ruth Bittencourt, Carlos Ferrari, Luis Bolzam