Relatório núcleo Cebes Chapecó 2020-2021

O Núcleo Chapecó do CEBES foi planejado ao longo do ano 2016, culminando com sua criação em 05 de janeiro de 2017, ano que sediou o primeiro congresso da área da saúde na cidade e na região, o I Congresso Internacional de Políticas Públicas de Saúde (I CIPPS): em defesa do sistema universal de saúde. O processo de desenvolvimento do núcleo envolve muitas atividades com estudantes, uma vez que a maior parte de seus membros é docente em Saúde Coletiva nos cursos da área da saúde da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó/SC. As ações são de extensão universitária, ações permanentes junto à Secretaria de Saúde do município, algumas vezes, abrangendo a região oeste catarinense, bem como participação no Conselho Municipal de Saúde. O Núcleo teve representantes na conferência municipal, na estadual, e na 16ª Conferência Nacional de Saúde.

Entre as atividades de 2020, os projetos e ações de extensão, inicialmente idealizados pelos membros do Núcleo para serem presenciais, foram substituídos por Livesdevido a Pandemia do novo Coronavírus. Da forma que esta doença atingiu e, continua atingindo a população brasileira, também pode ser vista didaticamente no sentido de que houve

uma oportunidade de maior abrangência do conhecimento da sociedade e dos estudantes sobre a Saúde Coletiva e a Saúde Pública no Brasil e no mundo. Foi possível avivar o reconhecimento e a valorização do Sistema Único de Saúde, o SUS, sobretudo no âmago de cursos que carregam preconceitos e atitudes negacionistas ao gerar desqualificação da trajetória e do trabalho de milhares de profissionais que cuidam da saúde da população brasileira há décadas.

Neste sentido, as atividades acadêmicas dos membros do Núcleo Chapecó, puderam dar uma contribuição a mais, com o exemplo da Pandemia, ao reconhecer o sistema público que o Brasil possui e valorizar sua luta e resistência frente às tentativas de desmonte do SUS.

Veja o relatório na íntegra: