Revista Saúde em Debate alcança Qualis A2

Revista lançada em 1976 é parte da construção do Movimento da Reforma Sanitária

Saúde em Debate - Cebes

A revista científica Saúde em Debate, publicada pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), alcançou Qualis A2, de alta relevância acadêmica, no quadriênio 2021-2024.

A Saúde em Debate foi idealizada por um grupo de ativistas e profissionais da saúde, incluindo David Capistrano da Costa Filho, um dos fundadores do Cebes. O lançamento da revista, em 1976, ajudou a mobilizar diversos setores da sociedade, incluindo intelectuais, ativistas e profissionais de Saúde, com debates fundamentados em seus conteúdos, contribuindo para a construção do Movimento da Reforma Sanitária.

“Agora somos A2 no Qualis Capes para a área mãe da Saúde Coletiva. Importante agradecer aos autores, pareceristas, editores e equipe técnica pelo trabalho e dedicação à revista que possibilitou mais esta conquista da Saúde em Debate”, comemora a editora Maria Lucia Frizon Rizzotto, que compartilha a chefia editorial com Lenaura Lobato e Ana Maria Costa.

A revista tem, em seu conselho editorial, intelectuais da Reforma Sanitária, como Elda Coelho de Azevedo Bussinguer, Eli Iola Gurgel Andrade, Heleno Corrêa Filho, Jairnilson Paim, entre outros, de diversas gerações. Conheça a equipe editorial da Saúde em Debate.

Entenda o Qualis

A Plataforma Sucupira é o sistema da Coordenação de Pesquisa e Ensino Superior (Capes/MEC) responsável por reunir e organizar as informações usadas na avaliação da pós-graduação brasileira. O Qualis Periódicos classifica as revistas científicas em níveis A1 a C, passando por A2, A3, A4, B1, B2, B3 e B4. A classificação Qualis A2 indica que a Revista Saúde em Debate atende a padrões elevados de avaliação científica e é considerado altamente relevante para a área da Saúde Coletiva.

Clara Fagundes/Cebes