Sanitaristas do México, Uruguai e Brasil debatem saúde do trabalhador na América Latina

Fernando Tomasina, Asa Laurell e Fátima Ribeiro participam de webinário nesta terça, 27/8

A Rede Saúde e Trabalho da Associação Latino-Americana de Medicina Social (Alames) recebe, nesta terça-feira, 27/8, os sanitaristas Asa Laurell (México), Fernando Tomasina (Uruguai) e Fátima Ribeiro (Brasil). O seminário online fará um balanço da produção teórico-metodológica da saúde do trabalhador, a partir da Medicina Social/Saúde Coletiva Latino-Americana.

O evento terá transmissão ao vivo, pelo canal do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), no YouTube, às 18h (horário de Brasília). É o segundo webinário da série comemorativa dos 40 anos da Alames. Os debates buscam contribuir com a coordenação-geral que elabora documento de tese da entidade.

Congresso – Em 2025, o Brasil sediará o 18º Congresso Latino-americano de Medicina Social e Saúde Coletiva. A candidatura foi apresentada pelo Cebes na 17ª edição do evento, em agosto de 2023, em Buenos Aires. Fundada em 1984, a Alames é composta por pessoas vinculadas a diferentes campos da teoria e prática da Medicina Social/Saúde Coletiva, que se organizam em capítulos em cada país do continente. Possui ainda redes temáticas que atuam aprofundando assuntos e temas de interesse para a Alames.

Programação

1. História da configuração e dinâmica da Rede Saúde e Trabalho

30 de julho, terça-feira

2. Balanço da produção teórico-metodológica do campo da saúde no trabalho a partir da Medicina Social/Saúde Coletiva Latino-Americana

27 de agosto, terça-feira

3. Mudanças no mundo do trabalho e determinação social na saúde dos trabalhadores

10 de setembro, terça-feira

4. A luta pelo direito à Saúde dos Trabalhadores: ação sindical e políticas públicas

1º de outubro, quarta-feira

5. Os desafios organizacionais e de ação da Rede

22 de outubro, terça-feira

Assista no link ou a seguir: