São Paulo cria fórum para promover debate no campo da Reforma Sanitária

Foi lançado no último dia 7 de abril o Fórum Paulista da Reforma Sanitária em ato público ocorrido no Sindsaúde-SP que teve a participação de 111 representantes de associações, entidades sindicais, movimentos populares, conselhos profissionais, conselhos de saúde, organizações não-governamentais, núcleos de pesquisa e de cidadãos interessados em reconstruir um espaço de debates no campo da Reforma Sanitária no Estado de São Paulo. Os membros da Diretoria do Cebes – Mario Scheffer e Nelson Rodrigues dos Santos – e representantes do Núcleo do Cebes em Campinas estiveram presentes ao evento.

O evento teve a participação de Amélia Cohn, professora visitante da UFRJ e Nelson Rodrigues dos Santos, diretor ad oc do CEBES como debatedores do tema “Repolitização do SUS”. A necessidade de repolitizar e qualificar o debate no campo da Saúde Coletiva foi reafirmada em várias intervenções. Isto deve se dar num processo de discussão amplo e plural, que aponte os avanços e retrocessos da construção da cidadania, da Reforma Sanitária, do SUS e do enfrentamento das desigualdades, no país e no Estado de São Paulo.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 29 de maio, às 19 horas, no Sindsaúde. Para este dia, foi decidido que não haverá debatedores convidados. A idéia é uma “roda de conversa”, que possa aprofundar o debate, sobre a Conjuntura Política e as Políticas de Saúde. Desta forma, haverá uma maior possibilidade de participação de todos os presentes. Na ocasião também será deliberado sobre o nome do Fórum, que ficou provisoriamente com o nome inicial.

Entre as entidades que formalizaram a adesão ao Fórum encontram-se:

Associação Paulista de Saúde Pública (APSP)
Cebes
SindSaúde/SindSEP-SP
Cosems-SP
Conselho Regional de Psicologia
Conselho Regional de Odontologia
Conselho Regional de Serviço Social
ABRES
IDISA
SINPSI-SP
SITRAEMFA
Associação dos Servidores do HC-SP
ABRASCO-GT-VISA
Conselho Municipal de Saúde de Campinas
União de Movimentos Populares de Saúde
SMS Várzea Paulista
SMS de Sumaré
Movimento de Luta Antimanicomial
Movimento Nossa São Paulo
Comitê Contra a Tortura
CESCO-ABC da Faculdade de Medicina do ABC
Unisanta-Santos
Universidade Camilo Castelo Branco
Conselho Gestor Casa Verde-Cachoeirinha
Humaniza-SUS,
Fundação Nacional de Cultura Negra