Saúde + 10 vai a Câmara dos Deputados discutir financiamento da Saúde
Na próxima terça-feira , 8, a partir das 14 horas, o Movimento Saúde Mais Dez irá ao plenário da Câmara dos Deputados para discutir o financiamento da Saúde na Comissão Geral. A reunião foi convocada pelo presidente da Casa, Henrique Alves, em resposta ao Ato em Defesa da Saúde Pública, realizado no Congresso no dia 11/2.
Na ocasião, as entidades integrantes do Movimento cobraram dos parlamentares uma resposta satisfatória ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLP 321/2013), que prevê que a União destine montante igual ou superior a 10% das suas receitas brutas para o financiamento do SUS. O texto foi apensado a outros projetos que discutem o financiamento da saúde e vinha perdendo força no Congresso.
Quando convocadas, as Comissões Gerais reúnem todas as comissões e deputados da Câmara, além de contar com a presença de debatedores e representantes da sociedade civil.O Plenário estará aberto para a população.
De acordo com Ronald Ferreira, coordenador do Saúde Mais Dez, o Congresso Nacional precisa respeitar a vontade popular e dar prioridade aos apelos dos 2,2 milhões de cidadãos que assinaram o Projeto. “O texto precisa voltar a ser debatido na forma em que ele foi encaminhado ao parlamento”, defendeu.
Ferreira convocou as entidades da Reforma Sanitária, os movimentos sociais e a população a ocupar, no dia 8 de abril, as galerias e o plenário da Câmara dos Deputados.
Serviço
Comissão Geral para Debater o Financiamento da Saúde
Local: Plenário da Câmara dos Deputados
Data: 8 de abril de 2014
Horário: das 14h às 17h