Saúde + 10 vai a Câmara dos Deputados discutir financiamento da Saúde

Na próxima terça-feira , 8, a partir das 14 horas, o Movimento Saúde Mais Dez irá ao plenário da Câmara dos Deputados para discutir o financiamento da Saúde na Comissão Geral. A reunião foi convocada pelo presidente da Casa, Henrique Alves, em resposta ao Ato em Defesa da Saúde Pública, realizado no Congresso no dia 11/2.

Na ocasião, as entidades integrantes do Movimento cobraram dos parlamentares uma resposta satisfatória ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLP 321/2013), que prevê que a União destine montante igual ou superior a 10% das suas receitas brutas para o financiamento do SUS. O texto foi apensado a outros projetos que discutem o financiamento da saúde e vinha perdendo força no Congresso.

Henrique Alves recebe representantes do Movimento Saúde Mais Dez
Henrique Alves recebe representantes do Movimento Saúde Mais Dez

Quando convocadas, as Comissões Gerais reúnem todas as comissões e deputados da Câmara, além de contar com a presença de debatedores e representantes da sociedade civil.O Plenário estará aberto para a população.

De acordo com Ronald Ferreira, coordenador do Saúde Mais Dez, o Congresso Nacional precisa respeitar a vontade popular e dar prioridade aos apelos dos 2,2 milhões de cidadãos que assinaram o Projeto. “O texto precisa voltar a ser debatido na forma em que ele foi encaminhado ao parlamento”, defendeu.

Ferreira convocou  as entidades da Reforma Sanitária, os movimentos sociais e a população a ocupar, no dia 8 de abril, as galerias e o plenário da Câmara dos Deputados.

 

Serviço

Comissão Geral para Debater o Financiamento da Saúde

Local: Plenário da Câmara dos Deputados

Data: 8 de abril de 2014

Horário: das 14h às 17h