Seminário Internacional discute Sistemas Universais e o Direito à Saúde

Realizado pela OPAS/OMS, Cebes e Ministério da Saúde, evento integra programação pré-congresso da ALAMES, no Rio de Janeiro

Promover diálogo e troca de experiências e avançar rumo à garantia do direito universal à saúde para todas as pessoas das Américas é objetivo de seminário internacional organizado pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS/OMS), o Ministério da Saúde e Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) realizam, em 5 de agosto.

O evento acontecerá de 9h às 12h30, no auditório F9042 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e integra a programação pré-congresso da Associação Latino-Americana de Medicina Social e Saúde Coletiva (Alames)

A América Latina enfrenta um cenário de tensão e disputa no campo da saúde coletiva. Enquanto crises econômicas, políticas neoliberais e desigualdades históricas fragilizam os sistemas públicos de saúde, movimentos sociais e acadêmicos seguem mobilizados na defesa do direito à saúde como bem comum.

É nesse cenário que a Alames realiza o 18º Congresso da Associação Latino-Americana de Medicina Social e Saúde Coletiva, de  4 a 8 de agosto de 2025, na UERJ. O Congresso tem como tema “Pela democracia, os direitos sociais e a saúde : retomando o caminho da determinação social e da soberania popular”.

“Em um mundo com alta concentração de renda, precarização das relações trabalhistas e ataques do neoliberalismo às políticas de inclusão e de bem-estar social, debater temas como  direitos inerentes a condição humana e sistemas universais de saúde se reveste de importância para além do interesse acadêmico ou de análises restritas a aspectos relacionados à gestão. Estamos falando de uma disputa política que visa ampliar a democracia e conquistar uma cidadania de fato com vida digna e saudável para todos. O XVIII Congresso da Alames e o seminário internacional trazem contribuições para a construção de um mundo menos desigual e mais solidário com uma dinâmica econômica centrada nas pessoas”, afirma o presidente do Cebes, Carlos Fidelis.

XVIII Congresso Latino-Americano de Medicina Social e Saúde Coletiva

Rio de Janeiro, 4 a 8 de agosto 2025

Seminário Internacional
Sistemas Universais e Redes de Atenção para a Garantia do Direito à Saúde para Todas as Pessoas
Dia 05/08/2025, 9h às 12h30.
UERJ, Auditório F9042

Organização: OPAS/OMS, CEBES e Ministério da Saúde.

Objetivos:

  • Promover diálogos para avançar rumo à garantia do direito universal à saúde para todas as pessoas na Região das Américas;
  • Discutir as perspectivas de construção e integração de redes de atenção à saúde para o fortalecimento dos sistemas universais de saúde e a concretização da saúde universal;
  • Conhecer experiencias de países da Região das Américas na construção e concretização do direito à saúde por meio de redes de atenção à saúde;
  • Identificar elementos que possam subsidiar o fortalecimento do Sistema Único de Saúde brasileiro, as redes de atenção e promover o acesso da população aos serviços e ações de maneira oportuna, integrada, integral, eficiente, com qualidade e equidade.

PROGRAMAÇÃO:

9h00: Abertura e boas-vindas

  • Cristian Morales Fuhrimann, Representante da OPAS/OMS no Brasil
  • Carlos Fidelis da Ponte, Presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
  • Adriano Massuda, Secretário Executivo do Ministério da Saúde do Brasil

9h30:  Saúde Universal em Perspectiva: Princípios, Avanços e Desafios para a Equidade na Região das Américas. Julio Pedroza Toríbio, OPAS/OMS.

9h50: Rumo à Saúde Universal na América Latina: experiências inovadoras da construção e concretização do direito à saúde. Román Vega Romero, coordenador do People’s Health Movement, ALAMES e pesquisador na Pontifícia Universidade Javeriana, Colômbia.

10h10: Repensando as Redes na América Latina para garantir mais saúde para todas as pessoas. Asa Cristina Laurell, ALAMES e pesquisadora da Universidade Autônoma Metropolitana, México.

10h30: Conceitos e Perspectivas de Maturação de Redes de Atenção à Saúde. Lígia Giovanella, Rede APS/ABRASCO.

10h50: Desafios e perspectivas de organização das redes de atenção à saúde no México. Oliva Arellanos, OPAS/OMS México

11h10: Desafios e perspectivas de organização das redes de atenção à saúde no Brasil com vistas à garantia do acesso para todas e todos com equidade. Adriano Massuda, Ministério da Saúde do Brasil

11h30 às 12h30: Debate com o público

Coordenador da sessão:  Fernando Leles, OPAS/OMS