Tecnologias da Informação e Comunicação para o trabalho colaborativo e gestão de projeto: uma nova experiência
por Valéria da Silva Fonseca1
- Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho (CEE) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
RESUMO A gestão moderna de projetos envolve um conjunto de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação que aperfeiçoam o dia a dia dos gerentes de projetos e auxiliam diretamente no monitoramento do desempenho, tornando-se mais vitais quanto maior for a complexidade do portfólio ou do próprio projeto. Reflete ainda a importância da utilização de ferramentas digitais de gestão e comunicação no âmbito da gestão de um projeto, aqui relacionadas com ferramentas como o Microsoft Project® e o Microsoft Teams®. O artigo teve como objetivo descrever como foi implementada a estruturação das ferramentas, o treinamento da equipe para utilização e as adequações implementadas; relata os benefícios de usá-los para gerenciamento de projetos e trabalho compartilhado, inclusive remotamente, bem como habilidades de mentalidade digital no setor público, propostas pela Escola Nacional de Administração Pública. O estudo utilizou abordagem qualitativa, descritiva e observacional baseada na técnica de relato de experiência, o que resultou em avaliação positiva e central para melhor acompanhamento da execução, comunicação e trabalho colaborativo dentro de uma organização virtual de projetos.
PALAVRAS-CHAVE Projetos. Setor público. Tecnologia da informação.
Acesse o artigo no link ou a seguir: