VIII Simpósio do Cebes: Fortalecimento do SUS e da democracia é destaque na abertura
Quais serão os desafios para o próximo biênio? Simpósio que acontece em Fortaleza (CE), com transmissão ao vivo pelo Youtube
O VIII Simpósio do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) teve início na manhã desta quinta-feira, 31 de outubro, em Fortaleza, reunindo pesquisadores, gestores, ativistas e lideranças da sociedade civil. O evento traz discussões fundamentais para a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos direitos sociais, abordando estratégias que nortearão o setor no biênio 2025-2026.
A abertura foi conduzida por Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde, que destacou o papel crucial do Cebes no fortalecimento da democracia e na defesa do direito universal à saúde. “Quero falar sobre a gratidão ao Cebes, especialmente neste período em que estamos à frente do Conselho, gratidão à história que o Cebes ajuda a construir e a tudo que tem feito, todas as contribuições que têm sido um resgate de toda a memória da Reforma Sanitária Brasileira”, afirmou Pigatto, lembrando a importância histórica da organização em momentos de transformação e resistência.
O presidente do Cebes, Carlos Fidelis, ressaltou o compromisso da instituição com as lutas fundamentais em defesa do SUS. Em um discurso de reconhecimento e união, Fidelis agradeceu a presença de ex-presidentes do Cebes, como Sonia Fleury, Ana Costa, José Rubens e Paulo Amarante, que contribuíram com o legado da entidade. Ele mencionou a importância de fortalecer as análises e as estratégias para os próximos desafios políticos. “O Cebes vai fazer 50 anos em 2026, quando se realizam as eleições”, destacou Fidelis. “O que estamos preparando para esta comemoração é também para servir como instrumento de luta. Reafirmar os valores e atualizar o desenho do SUS.”
O simpósio prossegue até 1º de novembro, quando será eleita a nova diretoria do Cebes. Além de reafirmar sua atuação histórica, a organização visa atualizar suas estratégias para ampliar o engajamento em defesa da saúde pública e universal, num contexto de constantes desafios à saúde à democracia no Brasil.
Assista ao vivo clicando aqui.