XI Congresso da Rede Unida debate delicadeza da educação e do trabalho no SUS

Com o tema “Girar vida, políticas e existências: a delicadeza da educação e do trabalho no cotidiano do SUS”, a Rede Unida realizará, no período de 10 a 13 de abril, o seu XI Congresso. O evento acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

O objetivo é contribuir propositivamente com os processos de mudança na formação e desenvolvimento de profissionais da área da saúde, bem como na transformação do modelo de atenção à saúde e na busca da consolidação do Sistema Único de Saúde em seus princípios e diretrizes.

Fazem parte da programação do Congresso o Encontro Nacional de Residências em Saúde, o Seminário Internacional “A medicina tradicional Africana e AfroBrasileira em diálogo com as Políticas Públicas de Saúde”, o Seminário Rotas Críticas IV, a IV Mostra da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, o Seminário de Formação de Pós-graduação em Saúde da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG); além de apresentações de trabalhos, rodas de conversas, oficinas e atividades culturais, como a Feira de Economia Solidária e Produtos Criativos, a Mostra Fotográfica e a Mostra Saúde Fazendo Arte.

Oficinas

Estão abertas até 08/04, as inscrições para as oficinas de formação e de produto do 11º Congresso Internacional da Rede Unida. Essas oficinas abordam temas da formação profissional, da educação e do trabalho, dos serviços de saúde, políticas e programas governamentais, entre outros, e acontecem no primeiro dia do evento (10/04).

Mostra Fotográfica

A Mostra Fotográfica Rede Unida 2014 é composta por fotografias selecionadas por meio de votação online entre os meses de fevereiro e março deste ano. Foram eleitas dez fotografias por eixos temáticos definidos no edital, são eles: História da Rede Unida, Vivências dos Trabalhadores do SUS, Os olhares no percurso da Avaliação em Saúde em diferentes cenários do SUS, Vivências do movimento estudantil no Sistema de Único de Saúde, e Participação popular no Sistema Único de Saúde.

Saúde Fazendo Arte

A Mostra “A Saúde Fazendo Arte” é um dos espaços mais criativos e movimentados dentro da programação dos Congressos da Rede Unida. Reunindo apresentação de intervenções, vídeos, atividades artísticas e culturais e práticas de cuidado, a Mostra contribui para aprofundar os debates sobre os eixos temáticos do Congresso, além de explicitar a Cultura da Saúde.

Condomínio da Saúde

A ideia de um condomínio da saúde surgiu durante o planejamento do 10º Congresso Internacional da Rede Unida, realizado na cidade do Rio de Janeiro, quando a comissão organizadora identificou a necessidade de conjugar diferentes espaços para realizar diferentes as atividades e acolher o público (cerca de oito mil participantes) entre os quatro dias de evento.

Agora na 11ª edição, o Congresso Internacional da Rede Unida mantém essa dinâmica de um verdadeiro condomínio da saúde, com espaços flexíveis para reunir um conjunto de eventos da saúde. Além da programação oriunda dos eixos temáticos (Educação, Trabalho, Gestão, Participação e História da Rede Unida), o Congresso contará com Encontro de Residentes da Saúde, Encontro de Pós-graduandos em Saúde, Seminário Internacional Rotas Críticas, entre outros.

Prêmios

Para estimular a produção científica e cultural nas temáticas específicas, a Rede Unida concederá sete prêmios aos trabalhos apresentados no 11º Congresso Internacional. Serão premiados dois trabalhahos escolhidos por votação pelos participantes do Congresso e cinco trabalhos selecionados pela Comissão Científica do evetno.

Inscrições

Os interessados e interessadas podem realizar a suas inscrições até o dia do evento. Clique aqui para saber mais sobre valores, programação, hospedagem e outras informações.

Rede Unida

A Associação Brasileira Rede Unida reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais de saúde e na consolidação de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social. A principal ideia força da Rede Unida é a proposta de parceria entre universidades, serviços de saúde e organizações comunitárias. Não se trata de qualquer parceria: trata-se de uma modalidade de co-gestão do processo de trabalho colaborativo, em que os sócios compartilham poderes, saberes e recursos.

Por ser uma Associação de abrangência Nacional, a Rede Unida prima por estimular a produção de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informação e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades de promoção da educação e da saúde em todo o País, bem como de proposição de novos modelos sócio produtivos e de sistemas alternativos de produção que fortaleçam o campo da saúde a fim de garantir e ampliar a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais.