Site da Plataforma da reforma política publica novos textos.

A página eletrônica da Plataforma dos movimentos sociais pela reforma do sistema político publicou novos artigos sobre o tema. Os textos foram tirados da edição 67 da revista Estudos Avançados da USP.

O site da Plataforma reúne informações, dados, textos e análises diversas sobre o tema democracia e participação política. Na página há também espaço para debates entre internautas interessados no assunto. O endereço eletrônico é www.reformapolitica.org.br

Os artigos são:

O direito e o avesso: Fabio Konder Comparato
Qual reforma politica?: Francisco C. Weffort
A crise da grande politica: Ivan Valente
A corrosão da democracia representativa; Aldo Rabelo
Reforma Politica minima: Jarbas Vasconcelos
Brasil profundo teto raso: Ibsen Pinheiro
A crise do legislativo: Jose Eduardo Cardoso

Breve histórico:

Desde 2005, um conjunto de organizações, movimentos, articulações, redes e fóruns da sociedade civil tem discutido e formulado propostas sobre a chamada reforma política. Nesse debate, a reforma política não se restringe ao sistema eleitoral, mas, sim, aos processos decisórios, portanto, do próprio poder. Esse processo deu origem à Plataforma dos Movimentos Sociais para a Reforma do Sistema Político, que se estrutura em cinco eixos: fortalecimento da democracia direta; fortalecimento da democracia participativa; aperfeiçoamento da democracia representativa; democratização da informação e comunicação; e democratização e transparência no Poder Judiciário.