Paralisação nacional de médicos residentes no dia 14/04/2010.

No próximo dia 14 de abril, médicos residentes de todo o país deixarão os hospitais e ambulatórios por vinte e quatro horas. Nesse dia promoverão manifestações em diversas capitais do país.

De acordo com Gerson Salvador, presidente da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR) “o objetivo da paralisação é promover diálogo da categoria com a população e meios de comunicação em favor de reajuste das bolsas de residência médica e da oferta de direitos aos médicos residentes que já são oferecidos aos demais trabalhadores brasileiros”.

Os médicos residentes recebem hoje pouco mais de R$7,00 (sete reais) por hora trabalhada, não tem data para reajuste de seus vencimentos definida, nem décimo terceiro salário, nem fundo de garantia, embora sejam obrigados a contribuir com a previdência social.

O último reajuste foi concedido em 2006, após greve nacional. “Esperamos conseguir o atendimento de nossas reivindicações através da negociação, a greve é um caminho de exceção, essa paralisação visa demonstrar aos gestores que a categoria está motivada a negociar, não representa inicio de greve.”, complementa Salvador.
A entidade tem orientado os médicos residentes a garantirem a cobertura de serviços de urgência e emergência, e a comunicarem a adesão de cada hospital aos seus diretores e aos Conselhos Regionais de Medicina.

No estado do Rio de Janeiro, o Comitê Estadual de Paralização dos Residentes convocou uma manifestação na Cinelândia no próprio dia 14, em frente ao Theatro Municipal, com concentração a partir das 9h da manhã. A expectativa será reunir em peso a massa de médicos residentes, os quais compõem os quadros dos principais hospitais do Rio de Janeiro e, em verdade, garantem largamente o funcionamento dessas unidades.

Contatos:
Comitê Estadual de Paralisação dos Residentes – Rio de janeiro