ALAMES parabeniza o povo brasileiro e Dilma

Em nota enviada ao Cebes, entidade diz acreditar no compromisso da presidente eleita em fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).

A Associação Latino-Americana de Medicina Social (ALAMES) parabenizou o povo brasileiro, o presidente Lula e a recém-eleita Dilma Rousseff (PT) pela “ampla vitória” no Brasil. Em nota enviada ao Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), a entidade diz que programas de proteção social, como “Bolsa Família”, “Fome Zero”, “Saúde da Família”, e a redução das desigualdades por meio de distribuição de renda – elementos complementares do SUS – foram fundamentais para a ampla aprovação do governo Lula.

A Alames afirma ainda acreditar no compromisso da futura presidente em completar a rede do SUS. Lembra que enquanto candidata, Dilma diz ter lamentado a perda de mais de R$ 20 bilhões destinados ao SUS com a rejeição “irresponsável” da CPMF, imposto que era para custear parte da saúde.

O empenho para melhorar a qualidade do atendimento nos serviços públicos e acesso por meio da construção de 500 novas unidades de Pronto Atendimento (UPAs), serviços de cuidados de média complexidade, também foi lembrado na carta.

A entidade destaca ainda a trajetória militante de Dilma, iniciada contra a ditadura militar. O fato de ser a primeira mulher a comandar o país se reunindo a um grupo feminino formado por corajosas mulheres na América Latina também foi enfatizado.

A entidade finaliza o comunicado, dizendo que a Alames, que mantém estreita aliança com o Cebes, reforça o compromisso de ampliar o debate sobre sistemas únicos de saúde em todo América Latina.

Confira na íntegra.