Nota de pesar

A Saúde Coletiva brasileira perdeu uma líder muito expressiva neste 8 de outubro de 2013. Faleceu a Prof. Dulce Helena Chiaverini, formada em Ciências Sociais pela UERJ e aposentada como professora de Saúde Coletiva da UFRJ. Será sempre lembrada pelos que com ela conviveram pela coragem, ousadia e compromisso com a inovação no pensamento em saúde.

Oportunidades não faltaram de convívio  com Dulce ao longo de suas décadas de trabalho. Dulce foi Professora Adjunta da Faculdade de Medicina e do Instituto de Saúde Coletiva da UFRJ (tendo sido fundadora e primeira diretora do atual IESC). Na UFRJ teve presença marcante. Foi a primeira Pró-Reitora de Extensão, conforme lembrado hoje no velório por lideranças que a sucederam, inclusive tendo sido fundadora e presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Brasileiras.

Entusiasta do trabalho em rede e da participação da sociedade civil, foi fundadora e Secretária Executiva Nacional do CEBES.

Na Rede Unida, atuou como fundadora, coordenadora, membro do colegiado executivo e ex-presidente. Como membro-fundadora da ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), atuava como  membro do GT Educação e Trabalho.

Na gestão do SUS, participou como Chefe da Assessoria Técnica da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, onde também atuou como Coordenadora de Saúde da Família. Foi Coordenadora do Polo de Saúde da Família do Estado do Rio de Janeiro, além de responsável pelos programas de Câncer de Mama e Cérvico-Uterino, e de Controle do Tabagismo no âmbito estadual. Atuou ainda como membro do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Como pesquisadora visitante da ENSP/FIOCRUZ e pesquisadora do Centro de Pesquisas e Estudos em Saúde Coletiva – CEPESC/IMS/UERJ, mesmo aposentada, atuou como Coordenadora de projetos estratégicos como o Curso de Especialização em Saúde da Família (CEPESC/ UERJ, UFF, UNIGRANRIO, USS, FM Petrópolis), a Residência Multiprofissional em Saúde da Família (CEPESC/UERJ), o Curso de Instrutoria em Unidades de Atenção Primária em Saúde (CEPESC/UERJ e Faculdade de Medicina de Petrópolis), Curso de Matriciamento em Saúde Mental na Atenção Primária (CEPESC/UERJ, UNIFESP, UFC, PUC-RS), Organizadora do Guia Prático de Matriciamento em Saúde Mental (UERJ, UNIFESP, UFC, PUC-RS), Curso para a Qualificação de Preceptores em Saúde Mental (CEPESC/UERJ, Secretaria de Saúde do Município do Rio de Janeiro, Instituto Pinel), a Escola de Saúde Mental do Rio de Janeiro (ESAM-CEPESC/UERJ, Secretaria de Saúde do Município do Rio de Janeiro, Instituto Pinel).

Ordenada monja budista em 2012, estava envolvida na ampliação do acesso na rede pública a técnicas de “AtençãoPlena” (Mindfulness), cuja evidencia de efetividade na qualidade de vida é cada vez mais incontestável. Seu inegociável otimismo a acompanhou mesmo em momentos difíceis do adoecimento, que sempre tratou na rede pública de saúde. Era reconhecida pela inteligência e lealdade, pelo cumprimento de seus compromissos e criatividade na defesa do SUS e com a visão estratégica sobre questões da formação na saúde.

Nos deixou aos 67 anos de (intens)idade,  tendo enfrentado serenamente sua enfermidade. Mais uma vez atuou como exemplo, confiando que seus amigos saberiam dar sequencia a importantes projetos em que estava envolvida. Sua generosidade, informalidade e companheirismo deixam muita saudade.