Núcleo Cebes Bahia realiza debate “Sistemas Universais de Saúde x Cobertura Universal”

O Núcleo Cebes da Bahia realizará nesta terça-feira, 27, o debate “Sistemas Universais de Saúde x Cobertura Universal”. O evento é gratuito e acontecerá a partir das 18 horas na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Para falar sobre o tema, foram convidados a vice-presidenta do Cebes e pesquisadora da Fiocruz, Isabela Soares; o professor do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e membro da diretoria executiva do Cebes, Paulo Henrique Rodrigues; e a pesquisadora da Fiocruz, Luisa Regina Pessoa.

A ideia de cobertura universal vem sendo discutida como proposta de Objetivo de Desenvolvimento do Milênio pós-2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Enquanto esta perspectiva preconiza a oferta de cestas básicas de serviços de saúde compradas pelos estados ao mercado, os sistemas universais baseiam-se na oferta pública de atenção integral a toda população.

Na prática, nos países com cobertura universal, o Estado dá ao cidadão que busca o serviço público um valor máximo para gastar com cuidados de saúde, que são adquiridos do setor privado. Contudo, caso ultrapasse o valor previsto, o indivíduo deve arcar com recursos próprios os serviços excedentes. Ou seja, trata-se da implantação de limites para o gasto individual com saúde em um processo de exclusão pelos preços. Já nos sistemas universais de saúde, os serviços disponibilizados são de igual acesso para todos e gratuitos.

Para saber mais sobre o tema, participe do debate.

SERVIÇO

Debate “Sistemas Universais de Saúde x Cobertura Universal”

Data: 27/5/2014 (terça-feira)

Horário: às 18 horas

Local: Auditório Nilza Garcia – Escola de Enfermagem/ Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Endereço: Rua Basília Gama, s/n, Campus Canela – 4o andar