Cebes lança edição 101° da Revista Saúde em Debate “Doenças Crônicas”

Edição 101° tem como tema “Doenças Crônicas”. Editorial da revista faz alerta para as Eleições 2014.

A Revista Saúde em Debate (RSD) nesta edição de número 101 trata do tema “Doenças Crônicas”, como a tuberculose, diabetes, hepatite, hanseníase, entre outras. Além disso, o editoral da revista alerta para as eleições de 2014.

Segundo a publicação, o momento eleitoral brasileiro é decisivo para a democracia e para o direito universal à saúde. “Nesses 26 anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) vem enfrentando uma competição desigual com o sistema privado de saúde, que conta com subsídios fiscais, compra de serviços pelo Estado, além de amplo apoio social.”

Conforme o texto, o momento exige um debate profundo sobre a urgência da rejeição da cobertura universal de saúde e um compromisso claro do aprofundamento do direito universal e da melhora dos serviços públicos de saúde.

Editada pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), a RSD tem sido um dos mais importantes veículos de divulgação dos debates da Reforma Sanitária brasileira.

A entidade convoca toda a população e os candidatos a cargos políticos na eleições de 2014 a lutarem a favor do “aumento das despesas públicas com saúde da União para um mínimo de 10% do orçamento federal; do fortalecimento da rede pública do SUS e da capacidade de gestão do Estado sobre os serviços; dos caminhos e descaminhos do SUS; e da construção de pensamento crítico na área da saúde.”

Download do arquivo “Revista Saúde em Debate nº101”