Simpósio Final da Pesquisa “Áreas Programáticas Estratégicas e Direito à Saúde”

Nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2014 será realizado o Simpósio Final da Pesquisa “Áreas Programáticas Estratégicas e Direito à Saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional” no Rio de Janeiro, com a finalidade principal de discutir, compartilhar e divulgar os resultados desta pesquisa, visando a debater as possibilidades de contribuições para a efetividade e aplicabilidade do direito à saúde como garantia do Estado em atenção aos direitos fundamentais nacionalmente constituídos.

Nessa perspectiva, o apoio institucional tem sido fundamental na implementação de atividades e estratégias de intervenção no âmbito do Ministério da Saúde. A inserção de apoiadores institucionais vem acontecendo desde 2003, principalmente pela Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão em Saúde e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Com o crescente investimento nesse tipo de estratégia, torna-se fundamental conhecer as experiências de apoio institucional no cotidiano dos serviços de saúde e sua relação, tanto com os princípios e diretrizes do SUS, quanto com a promoção de maior transversalidade entre as áreas programáticas e estratégicas na elaboração de ofertas às demandas específicas por cuidado em saúde.

Como desdobramento de suas atividades, o DAPES estabeleceu uma parceria de cooperação técnico-científica com o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas da Integralidade em Saúde – LAPPIS , do Instituto de Medicina Social, da UERJ, em sua linha de atuação – EnsinaSUS – ensino, desenvolvimento, pesquisa e documentação na construção da integralidade em saúde. No âmbito dessa parceria, o LAPPIS, juntamente com o DAPES/SAS/MS apresentam, por meio deste simpósio, a programação do referido evento que promoverá mesas de debates. Além do lançamento das coletâneas: “Práticas do Apoio e Integralidade no SUS- Por uma estratégia de rede multicêntrica de pesquisa” e “Experienci(ações) e práticas de apoio no SUS: Integralidade, áreas programáticas e democracia institucional” organizados pelos pesquisadores responsáveis pela pesquisa.

A participação de pesquisadores de diferentes áreas ligadas ao tema da saúde, assim como o estabelecimento de parcerias institucionais intra e inter-UERJ voltadas a pesquisa e ensino, têm contribuído de maneira decisiva para o aprimoramento e desenvolvimento das atividades do programa LAPPIS. Nesse sentido, foram convidados gestores, pesquisadores e representantes governamentais e da sociedade civil, de modo a construirmos um espaço plural, em que as ideias circulem em um debate franco. Para isso, contamos com a sua participação no evento.

Acesse aqui a programação do evento

Fonte: LAPPIS