Maria Isabel Rodriguez recebe homenagem em Brasília

Referência teórica e política para a Reforma Sanitária brasileira, Maria Isabel Rodriguez tem muita história para contar. Não pela idade, mas pelas conquistas. Os livros didáticos provavelmente a apontarão como uma daquelas mulheres que fizeram a diferença, cujo exemplo inspira gerações. Pode, de fato, dizer que venceu na vida.

Dedicou todos os quase 92 anos de existência à luta pelo direito à saúde, construindo, como lembra Paulo Buss em entrevista ao Informe ENSP, “um pensamento contra-hegemônico de uma saúde que entende a supremacia do mercado sobre a questão social”.

O resultado de tamanha dedicação não pode ser mensurado, mas vem sendo traduzido em suas mais de 100 publicações em saúde, 38 prêmios e reconhecimentos em vários países, admiração e respeito dos colegas e a eterna dívida que a sociedade latino-americana terá, sempre, para com esta mulher que lutou em prol do entendimento de que saúde é um direito social e que sua conquista não é fácil. Além disso, ao lado de Juan Cesar Garcia, é responsável pela criação do campo de medicina social na América Latina.

O 39º e 40º prêmios, de Doutor Honoris Causa, outorgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Universidade de Brasília (UnB) respectivamente, estão sendo entregues durante a visita da médica ao Brasil em razão do Seminário Democracia e Participação Popular como Base para a Construção do Modelo de Estado, Sociedade e Desenvolvimento, promovido pelo Cebes, nos dias 17 e 18 de outubro, no Rio de Janeiro.

A solenidade de entrega do título concedido pela Fiocruz ocorreu no dia 17 de outubro, às 10 horas, no salão internacional da ENSP, no Rio de Janeiro.

 

Ineditismo Brasiliense

Em Brasília, a iniciativa de homenagear a salvadorenha partiu dos estudantes de medicina da Universidade de Brasília (UnB), por meio de Assembleia Geral.

“É a primeira vez que uma indicação desse título parte dos estudantes, na UnB, e com Assembleia Geral. Toda a produção teórica que ela teve é muito inspiradora para os estudantes na luta por uma educação médica socialmente referenciada e comprometida com o SUS. Queremos, com isso, fortalecer a nossa luta e mostrar onde queremos chegar”, garante Danilo Amorim, estudante do 9º semestre de medicina da UnB e membro do Centro Acadêmico.

A entrega do título será nesta terça-feira, 21 de outubro, às 10h no auditório da Reitoria da UnB, em Brasília.

 

Veja o currículo completo da homenageada.