Nova diretoria reafirma luta pelo SUS e pela democracia

A cerimônia de posse da nova diretoria do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) foi realizada na terça-feira, 30, no Centro de Estudo Estratégicos (CEE) da Fiocruz, no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de representantes da sociedade, da universidade, parlamentares e representantes dos núcleos da entidade em todo o Brasil além dos diretores eleitos em novembro de 2017.

 

O evento deu posse à nova presidente, Lucia Souto, e ao vice-presidente, Heleno Correa Filho. Em sua primeira fala pública após a posse a pesquisadora da Fiocruz reafirmou que o Cebes terá um papel importante nos próximos anos na luta pelo SUS e pela democracia no Brasil.

 

 

O diálogo com a sociedade, o posicionamento da entidade na atual conjuntura e articulação institucional foram alguns dos temas tratados nas apresentações. Na opinião do ex-presidente Cornelis van Stralen “o Cebes deve se articular com quem está disposto a mudar o Brasil”.

 

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nisia Trindade Lima, afirmou que o momento é de ânimo e tem que ser de confiança. Ela também destacou a necessidade de diálogo com todos os setores da sociedade com atenção às mudanças ocorridas na composição da sociedade brasileira. “É importante olhar para essas mudancas. É parte da luta”.

 

WhatsApp Image 2018-01-31 at 11.20.43

 

A deputada Jandira Fegali cravou que “o que era a reforma sanitária virou uma revolução: “a luta coletia está sendo atacada Não existe SUS sem Estado, direitos e democracia. Temos que articular entidades com a luta institucional para recuperar a simetria de poder. O judiciário não pode mandar no Brasil”.

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) foi representado à distância em depoimento do presidente Ronald Ferreira dos Santos que lembrou da importância do Cebes na construção do SUS e na luta pelo direitos à saúde no Brasil e deixou um convite à diretoria e aos cebianos para participarem da Oitava+8, a 16a. Conferência de Saúde em 2019.