Cebes lança radionovela para ampliar conhecimento sobre SUS

Cebes lança radionovela para ampliar conhecimento sobre SUS

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde do Brasil, representando os 5.565 municípios, aprovou em seu XXVII Congresso Nacional, em julho de 2011, a Carta de Brasília, que, em sua primeira diretriz, propõe: “Ampliar a democratização da comunicação e informação no SUS, participando do processo de valorização social e política do sistema com sua inclusão na agenda de desenvolvimento econômico e social do Brasil”.

Desde então, esforços vêm sendo feitos para cumprir e valorizar essas diretrizes. É nesse contexto que o CEBES concebe o Projeto ComunicaSUS, composto por dez radionovelas curtas, de 2 a 3 minutos, com o objetivo de ajudar na construção do conhecimento do que seja o SUS, de modo a instrumentalizar a sociedade na luta pelos seus direitos e os trabalhadores da saúde na valorização do seu trabalho na perspectiva do fortalecimento e da consolidação do SUS.

Nas radionovelas, SUSete, uma jovem agente de saúde, vai dividir grandes questões com suas companheiras Angela e Norma e muitos outros personagens sobre a missão de democratizar a comunicação e a informação no SUS.

Confira abaixo os três primeiros episódios:

Capítulo 1:

Você já ouviu falar da Susete? Ela é uma jovem agente de saúde que divide suas preocupações sobre o SUS através de uma radionovela. São 10 capítulos. Ouça o primeiro: PERDA DE DIREITOS.

Capítulo 2:

Nesse capítulo, as agentes de saúde discutem sobre suas aflições e consequências no trabalho delas após a aprovação do Teto de Gastos que congela recursos destinados a saúde para os próximos 20 anos. Venha conhecer um pouco do dia a dia de Susete, Norma, Angela e do Sr. Andrade. Ouça o segundo capítulo!

Capítulo 3:

No capítulo de hoje, as ACS discutem sobre as Condições Determinantes Sociais de Saúde.  Angela visita o senhor Valdez que está com Tuberculose e não pode parar o tratamento. Ouça o terceiro: DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE!



Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Seu comentário poderá ser moderado.