Lula participará da 2ª Conferência Livre de Saúde, no dia 28; veja programação
Por Outra Saúde – Evento será realizado na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro, com debates sobre os desafios do SUS, homenagem aos 50 anos do Cebes e entrega de uma carta-compromisso ao presidente.
A pouco mais de dez dias de sua realização, foi divulgada a programação da 2ª Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde. Ela acontecerá ao longo do dia 28 de agosto, na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro, e contará com uma presença prestigiosa: o presidente Lula. Como aconteceu em 2022, quando o Brasil se unia para impedir a continuidade de Jair Bolsonaro no poder, o petista subirá ao palco ao lado de representantes dos movimentos da saúde e receberá uma carta compromisso em defesa do SUS.
A partir das 9 horas, as atividades serão abertas com uma solenidade que será conduzida por Túlio Franco, representante da Frente pela Vida, Fernanda Magano, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Paulo Garrido, presidente do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública. Em seguida, acontecerá um ato de homenagem aos 50 anos do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde, o Cebes, conduzida pelo seu presidente Carlos Fidelis.
A partir das 9h30, terá início o painel “A construção do SUS nos tempos atuais”, coordenada por Rômulo Paes, presidente da Abrasco. Em debate, os principais desafios do SUS na atualidade e a visão de representantes de movimentos sociais sobre eles. A soberania será tema da fala da cientista política Sonia Fleury; o professor Fernando Aith refletirá sobre a transformação digital na saúde; a presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio, Dany Moretti, debaterá o controle social do SUS; Alexandre Oliveira Telles, presidente do sindicato dos médicos do estado, defenderá a carreira SUS e os trabalhadores da saúde. Além deles, falarão no painel o coordenador nacional de saúde do Movimento Negro Unificado, Maicon Nunes, a dirigente nacional da Marcha Mundial de Mulheres, Magnólia Vicente de Carvalho e a representante do coletivo Vozes Indígenas na Saúde Coletiva, Diadiney Helena de Almeida.
O ato com Lula acontecerá por volta das 11h30, após pronunciamentos de representantes da Frente pela Vida. Nesse momento, será entregue a carta compromisso ao presidente, com a defesa de pautas como a saúde fora do arcabouço fiscal, o fortalecimento do papel do Estado na indução do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, a carreira única interfederativa do SUS, entre outras. Vale lembrar que foi na primeira Conferência Livre, em 2022, que Lula falou pela primeira vez que “não haverá mais teto de gastos no Brasil”. A manhã se encerra com a fala do presidente.
À tarde, acontece a plenária final, para apresentação e debate de propostas pelas entidades. Nesse momento, deverá ser aprovado o documento com propostas para a política de saúde, a ser encaminhado à Comissão de Organização da 18ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em 2027. Veja a programação completa aqui.
Publicado originalmente no Outra Saúde.
