Não é um dia qualquer – 8M

por Lúcia Souto, presidenta do CEBES

A força milenar da luta das mulheres deixou suas marcas nos mínimos detalhes, na resistência silenciosa, na magia subversiva das rituais das bruxas, na sabedoria transgressora, na rebeldia a romper costumes e fronteiras do INADMISSÍVEL. Conquistas profundas como direito ao voto, da luta por autonomia e direitos ao próprio corpo, direitos reprodutivos, direito ao aborto seguro, de se indignar contra o racismo estrutural, a misoginia entranhadas na sociedade patricarcal que assedia, estupra e mata mulheres.

A coragem indomável que ecoou mundo afora na denúncia da violência devastadora na arte das feministas chilenas de las Tesis. A culpa não era minha, nem onde estava, nem como vestia.

Nenhuma a menos.

Até que a DIGNIDADE das mulheres seja uma viva realidade.

JUSTIÇA PRA MARIELLE
MARIELLE PRESENTE

“Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”

Rosa Luxemburgo

depoimento da cebiana Ana Costa e Ana Paula Reis, coordenadoras do GT Gênero e Saúde da Abrasco

“Hoje, 8 de março, é um dia que nos orgulha e nos renova de energia. Uma energia que está em cada uma das mulheres do nosso país, desde aquelas que vivem nas comunidades ribeirinhas até as que habitam as grandes cidades do Brasil. Uma força que está em todas nós, trabalhadoras, pois nossa vida é marcada pelo trabalho, seja na esfera pública, seja no mundo privado, ou, o que é mais comum, em ambas, na casa e na rua.

Na condição de condutoras do grupo temático Gênero e Saúde da Abrasco, afirmamos nosso compromisso de permanecer defendendo, com veemência, o SUS, o estado laico e os direitos de todas as mulheres brasileiras, respeitando nossas diferenças. No que cabe diretamente ao GT, continuaremos produzindo ciência conectada às demandas da sociedade, analisando os temas que impactam a vida, a saúde e os direitos reprodutivos e sexuais das mulheres brasileiras.

Os retrocessos a que assistimos hoje no Brasil não nos enfraquecerão, pois nós, as mulheres, somos cada vez mais fortes, atuantes e comprometidas com a democracia, com a vida e com a saúde de todas e de todos. Vamos para as ruas, agir com alegria e entusiasmo, saudando os diferentes feminismos e conclamando-os a uma união em prol de todas as mulheres brasileiras. E com esta mesma disposição, vamos continuar participando, diariamente, da vida do nosso país. Viva as mulheres brasileiras! Viva as mulheres que lutaram e lutam por uma sociedade mais justa, democrática e igualitária!”


A Marcha não foi só no Brasil, mas em diversos outros países do mundo. Veja no link as impressionantes fotos aéreas da marcha chilena em Santiago. Abaixo, um vídeo da Marcha das Mulhers no Chile: