Informatiza UFFS: O Que Preciso Saber Sobre SUS e COVID-19

O CEBES Núcleo Chapecó é colaborador em um Projeto de Extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) contribuindo com o Grupo de Pesquisa Políticas públicas e Gestão em Saúde e com a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva, entidades sediadas nesta instituição. Este projeto foi desenvolvido em resposta ao Edital da UFFS, nº 259/Gr/UFFS/2020 – Apoio Institucional a Ações de Extensão em Saúde para Prevenção, Monitoramento e Segurança frente à Pandemia de Coronavírus.

A proposta de extensão elaborada pela equipe teve o título “Informatiza UFFS: O Que Preciso Saber Sobre SUS e COVID-19 área de Conhecimento do CNPq: Ciências da Saúde – Enfermagem em Saúde Pública, com área Temática Principal: Saúde Coletiva, Saúde: Capacitação e Qualificação de Recursos Humanos e de Gestores de Políticas Públicas de Saúde/ Promoção de Saúde.

O objetivo principal desta iniciativa foi de contribuir com os municípios do Oeste Catarinense no cumprimento dos planos de contingenciamento e estratégias que preveem sobretudo responsabilidade social e consciência sanitária da população, profissionais de saúde e estudantes, frente às medidas de prevenção e monitoramento em âmbito estadual, dos casos de Coronavírus, com organização de materiais didáticos e científicos específicos para a capacitação e enfrentamento desta pandemia, junto ao SUS.

Um dos resultados esperados foi a elaboração de um material instrucional. Este produto é um compilado de informações científicas sobre o novo Coronavírus a ser distribuído eletronicamente para todos os Conselhos Municipais de Saúde da Região Oeste de Santa Catarina.

O intuito foi fornecer aos Conselhos Municipais de Saúde e população em geral, informações selecionadas, essenciais, pautadas em pesquisas científicas sobre a Covid-19, e seus impactos na saúde pública brasileira. Bem como buscou facilitar a compreensão sobre a organização e funcionamento do SUS e as formas de enfrentamento desta pandemia.